Funceb traz bandas filarmônicas para o desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador

Já está quase na hora de ir às ruas do Centro Histórico de Salvador para celebrar os 202 anos de Independência do Brasil na Bahia. A partir das 8h do dia 2 de julho de 2025, 10 bandas filarmônicas oriundas de diversas cidades baianas irão desfilar no cortejo em direção ao Terreiro de Jesus, em Salvador.

Reconhecidas pela notoriedade pública como instituições representativas da cultura baiana, as Filarmônicas se destacam com sua expressividade engajada nas tradições locais, e uma função educacional respeitada por grandes artistas e professores do segmento da música erudita e popular. São uma manifestação secular que mobiliza multidões em suas apresentações, garantindo a diversidade e a memória musical da Bahia.

Para que este legado seja preservado e fortalecido nas tradições cívicas em torno da data magna da Bahia, é que elas vêm sendo selecionadas ao longo dos anos, através de chamamento público pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult-BA.

E, pela primeira vez participando do desfile na capital, estarão a Sociedade Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis (Lençóis); Sociedade Filarmônica Santa Cecília (Palmeiras); Filarmônica Ambiental (Camaçari); Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense (Cruz das Almas), Filarmônica Terpsícore Popular (Maragojipe) e Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro).

As veteranas são a Filarmônica Lyra Popular (Belmonte); Filarmônica Minerva Cachoeirana (Cachoeira); Sociedade Filarmônica Minerva (Morro do Chapéu) e a Sociedade Filarmônica Lyra Popular (Castro Alves). São mais de 400 musicistas, dentre homens, mulheres, jovens e crianças desfilando pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima