Fundação de Saúde inicia treinamento com profissionais recém-admitidos no Hospital Municipal Esaú Matos

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista iniciou, nesta semana, o treinamento dos novos profissionais de enfermagem aprovados no último processo seletivo. Ao todo, foram convocados 15 técnicos e sete enfermeiros para compor a equipe do Hospital Municipal Esaú Matos.

O treinamento, conduzido pela Coordenação de Enfermagem, segue um cronograma estruturado com o objetivo de ambientar os recém-chegados à rotina da unidade, que possui um perfil assistencial específico, voltado ao atendimento de gestantes, puérperas, recém-nascidos, crianças e adolescentes. “Mesmo profissionais com experiência precisam passar por essa capacitação para entender a rotina do hospital, suas principais demandas e todos os protocolos, já que trabalhamos com um perfil muito específico”, explicou a coordenadora Diva Arruda.

Durante o treinamento, os novos profissionais participam de uma série de capacitações em diversos setores do hospital, como Vigilância Epidemiológica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Segurança do Paciente, Banco de Leite e Faturamento. “Com a equipe do Faturamento, por exemplo, eles puderam conhecer detalhes sobre o prontuário. Já com a equipe do Banco de Leite, um dos destaques foi o treinamento com foco no manejo clínico da amamentação, essencial para a atuação em um hospital reconhecido como ‘Amigo da Criança’, como é o caso do Esaú Matos”, detalhou a coordenadora.

Ainda segundo Diva, os técnicos já foram inseridos na escala regular, sendo acompanhados por profissionais mais experientes nos primeiros dias. Já os enfermeiros permanecem em treinamento intensivo por 15 dias, acompanhando a rotina dos setores e recebendo orientações dos coordenadores responsáveis. A atuação plena terá início após o dia 16, quando estarão aptos a assumir seus postos de forma autônoma.

Para Laiane Reis, uma das enfermeiras recém-chegadas, o momento é de gratidão e responsabilidade. “É uma imensa alegria estar aqui. O Esaú Matos é um hospital que acolhe mães, gestantes, recém-nascidos e crianças que precisam de um cuidado especial. Nós chegamos para somar, para contribuir com esse atendimento de excelência. Estamos sendo muito bem recebidos e aprendendo com cada setor. É, de fato, um hospital-escola”.

Para a diretora-geral da Fundação, Ceres Almeida, a chegada desses novos profissionais representa não apenas o reforço no quadro de pessoal, mas também o compromisso da Instituição com a qualidade do cuidado e com a humanização do atendimento. “Com essa preparação, a fundação reafirma seu compromisso com a saúde pública de qualidade, fortalecendo o cuidado com quem mais precisa, desde o início da vida”, reforçou a diretora-geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima