
Profissionais do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) têm enfrentado atrasos de até um mês no recebimento do piso salarial da enfermagem. A reclamação é do vereador Luiz da Feira (PP), que na sessão da Câmara Municipal desta terça (19), criticou a Fundação José Silveira, responsável pela contratação dos funcionários da unidade há mais de dez anos. Segundo o parlamentar, os servidores reclamam que a Diretoria Regional de Saúde (Dires) repassa o valor do piso, mas a Fundação paga de forma fragmentada.
Desta forma, ele afirma que a situação tem gerado insegurança financeira entre os trabalhadores, que dependem da pontualidade nos salários para manter suas despesas. “Deveria vir junto com o salário porque as pessoas têm contas para pagar”, afirmou. Por isso, o vereador cobra a fiscalização do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, sobre a atuação da Fundação José Silveira: “É preciso que o contrato com essa empresa seja analisado, porque ela já atua há 10 anos e recebe muitas reclamações”.
Para o presidente da Câmara, vereador Marcos Lima (UB), seria possível regularizar o pagamento e acabar com a fragmentação dos salários. No entanto, ele avalia que “a empresa não se preocupa com os servidores”. Com a reclamação na Câmara, o parlamentar acredita que o Governo do Estado adote alguma medida para solucionar o problema. Já o vereador Eli Ribeiro (Republicanos) classificou como grave a situação e alertou que o rateio dos valores do piso, se estiver ocorrendo além dos atrasos, fere os direitos conquistados pela categoria.
Foto: Ed Santos
Fonte: Câmara de Feira de Santana