
Cercada por cachoeiras, rios, lagoas e manguezais, a Costa dos Coqueiros, localizada no Litoral Norte da Bahia, possui 193 quilômetros de praia. Camaçari é uma das localidades situadas neste paraíso, que tem, ao longo da BA-099, popularmente conhecida como Estrada do Coco, outras cidades, vilas, lugares históricos, bancos de corais e coqueirais. Para debater todo esse potencial, nesta quarta-feira (23), sob organização da Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur), o município sediou a Reunião da Câmara Técnica de Turismo da Costa dos Coqueiros.
Com o intuito de qualificar profissionais, além de discutir e estruturar ações que impactam no desenvolvimento sustentável da região e valorização de potenciais naturais e culturais, o encontro ocorreu no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba. Além da anfitriã, também participaram da iniciativa representantes de outros nove municípios que integram a Câmara: Conde, Dias d’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Jandaíra, Lauro de Freitas, Mata de São João e Pojuca.
Presente na reunião, o prefeito Luiz Caetano enfatizou o compromisso de contribuir com o trabalho realizado pela Câmara Técnica. “Queremos atuar com integração para trilhar o caminho de qualificar, capacitar e melhorar esse extenso destino turístico. Camaçari faz parte da Costa dos Coqueiros e temos consciência do potencial que é esse distrito turístico. Sem esquecer de continuar buscando recursos, melhorando ainda mais o alcance dos projetos junto ao governo federal e estadual, sempre fomentando investimentos para a região. Camaçari é reconhecida pelo potencial industrial, mas também tem um potencial turístico enorme e nosso intuito é justamente fortalecer parcerias nessa área”, avaliou.
O secretário de Turismo, Patrício Oliveira, destacou o olhar estratégico para o setor em unidade com órgãos públicos e demais regiões que integram a Costa dos Coqueiros. “Vamos trabalhar o turismo de forma técnica e qualificada, para que nossos municípios forneçam, primeiramente a todos que vivem no local, qualidade de vida e, por consequência, isso chega para os turistas e visitantes. Nossa Secretaria de Turismo vive um novo momento, com um quadro técnico fantástico para transformar Camaçari em um destino turístico de excelência, buscando melhorias contínuas, sobretudo, nas áreas de cultura, infraestrutura, mobilidade e segurança pública”, pontuou.
Compondo a programação, o diretor da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Divaldo Borges, conduziu uma formação destinada aos conselheiros que atuam em cada um dos dez municípios e fazem parte dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur).
“Essa iniciativa é de extrema relevância para que cada conselheiro municipal possa entender ainda mais e, assim, internalizar a importância da sua atuação frente ao desenvolvimento do setor junto às prefeituras de atuação. A Setur Bahia se une a esse trabalho parabenizando todos os responsáveis e encorajando que mais encontros formativos como esse aconteçam”, comentou Borges.
A reunião ainda contou com apresentação de novos destinos turísticos, a exemplo do roteiro de Santa Dulce dos Pobres. Entre as palestras, destaque para o tema ambiental, com ênfase na Biosfera da Mata Atlântica, tendo como facilitadora Adriana de Castro, coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
“Quando a gente fala do meio ambiente, a gente fala da nossa cultura e, consequentemente, do nosso turismo. As estruturas do receptivo hoteleiro existem em todo lugar. Agora, meio ambiente bonito, com cultura, com tradição igual a nossa, só existe aqui e se a gente não valoriza ou não destaca essa beleza, estamos sujeitos um dia a não ter mais essa tradição e beleza, essa cultura”, enalteceu Adriana.
A Câmara Técnica da Costa dos Coqueiros é um espaço de representação e articulação, conforme reforçou o presidente, Franklin Eusébio. “Esse é um encontro de fortalecimento das políticas públicas para o turismo da nossa Costa dos Coqueiros e de parte do turismo baiano como um todo. Aqui vivemos o diálogo de construção coletiva e união de forças dentro de vários eixos para o desenvolvimento da região. Camaçari sai na frente sediando esse encontro, finalizado por um excelente trabalho de formação e planejamento para ações futuras”, ponderou.
Fonte: Prefeitura de Camaçari