
Há três anos, no dia 26 de agosto, foi formado o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vitória da Conquista, com o propósito de auxiliar na proteção do patrimônio ecológico da cidade. A atuação do grupo acontece tanto de forma preventiva quanto educativa. Ao todo, são 38 guardas, com fardamentos e duas viaturas próprias, que atuam também no apoio às equipes de brigadistas florestais e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ligados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do Grupamento de Bombeiros Militares.
A formação do Gama atende à Lei Federal nº 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, bem como à Lei Municipal nº 2.362, que instituiu a Guarda Municipal de Vitória da Conquista. No dia a dia, o grupo realiza patrulhamento preventivo de unidades de conservação do município: área do Cristo, Praça da Juventude, Parque Municipal Lagoa das Bateias e Reserva Florestal do Poço Escuro.
Nesses locais, ocorrem também visitas guiadas, realizadas com grupos escolares e associações de moradores, por exemplo, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente. O grupo já realizou 167 visitas guiadas, desde a criação em 2022, sendo 42 este ano. Outra atividade do Gama envolve palestras educativas com esse mesmo fim.
Visitas guiadas e palestras educativas podem ser agendadas, através de ofício, na sede GCM Herzem Gusmão, localizada na Rua Dom Climério de Andrade, nº 108, Recreio.
Uma das principais ações do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente é o resgate de animais silvestres, muitas vezes, vendidos em comércios ilegais. Os agentes do Gama são treinados especialmente para esse manuseio. Nesse sentido, caso um cidadão tenha conhecimento de animais silvestres que precisem de resgate, pode entrar em contato, por meio do número 153 ou (77) 98856-4638 (WhatsApp), e uma equipe será deslocada para fazer a captura. Desde 2022, já foram 1286 animais resgatados. O grupamento também é requisitado para operações de retirada de abelhas.
Somente este ano, foram 533 ocorrências atendidas pelo Gama. Entre elas, o resgate de 219 animais silvestres, no total, e 28 capturas de abelhas.
De acordo com o comandante da GM, Cristóvão Lemos, o Gama é o grupamento mais solicitado da Guarda Municipal. “A gente vê grande importância nesse grupamento através, principalmente, das solicitações da comunidade. Apesar de ser um grupamento de apoio ao meio ambiente, tem reflexo também na segurança. A ODS-16, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vem chamando a atenção em relação a isso também, o qual destaca que a falta de segurança pública pode minar também todas as outras ODS, por exemplo, as relacionadas à saúde, à educação, à redução da pobreza. Então, toda segurança é um elemento central ao desenvolvimento sustentável. O direito do cidadão também é feito por meio da segurança. O Gama é fundamental nesse quesito, especialmente para proteger o patrimônio ecológico cultural. Ele tem um reflexo muito positivo”, explicou Lemos.