
Representantes do Governo Municipal visitaram o galpão da Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a fim de acompanhar os ajustes finais do Desfile Cívico de Sete de Setembro, que acontece no próximo domingo, na Avenida Integração, a partir das 8h, e deve mobilizar cerca de 1.800 estudantes da Rede Municipal de Ensino, das zonas Urbana e Rural.
A prefeita Sheila Lemos foi ao local, na tarde desta segunda-feira (1º), acompanhada do vice-prefeito, Aloisio Alan, e do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, onde foram recepcionados pela coordenadora do Serviço de Material de Ensino Aprendizagem da Smed, Nágida Schmitz.
Os trabalhos no galpão da Smed contam com o esforço diário de 30 profissionais das áreas de artesanato, costura e marcenaria, que trabalham nos três turnos para a confecção de figurinos, carros alegóricos, esculturas, painéis e demais elementos que compõem as 14 alas do desfile.
Para a prefeita Sheila Lemos, o evento é de suma importância na construção da consciência cívica, principalmente das crianças. “O Sete de Setembro é o dia que a gente comemora a nossa independência, com um desfile cívico que tem muita importância para a população, especialmente para os mais jovens. Eles ficam encantados com o desfile, assim como quem vai assistir ou participa também”, afirmou.
A gestora do município destacou ainda a importância do tema do desfile deste ano, “Mulheres de ontem e de hoje: Construindo o futuro de Vitória da Conquista”, para valorizar, ainda mais, o papel das mulheres na cidade.
“A gente faz um apanhado desde a Antiguidade, mostrando a importância que as mulheres tiveram na história da civilização. E aí, nos tempos de hoje, a gente mostra a atuação de mulheres que fizeram e fazem história aqui em Vitória da Conquista. Mulheres empreendedoras, mulheres na saúde, na educação, as mulheres indígenas, as mulheres negras, todas as mulheres que fizeram a história da cidade”, disse a prefeita, que aproveitou a oportunidade para convidar toda a população conquistense: “Esperamos vocês!”.
O vice-prefeito, Aloisio Alan, ressaltou a expectativa para o evento. “Estamos com a expectativa de um desfile maravilhoso. Convido a todos para comparecerem a esse grande evento que é o Desfile Cívico da nossa cidade”, disse.
-
Aloisio Alan, Sheila Lemos e Nágida Schmitz
-
Edgard Larry
Já o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, salientou os esforços de toda a equipe da Smed na preparação para o desfile. “Estamos a todo vapor. No próximo domingo, teremos um desfile que, mais uma vez, tenho certeza, marcará na história do nosso município. Toda a nossa equipe técnica está aqui envolvida para esse fim, sem medir esforços, trabalhando nos três turnos, para garantir um grande desfile sobre as mulheres da nossa cidade”, informou o gestor da pasta.
O desfile será composto por 14 alas, além de quatro fanfarras e uma percussão. Cada ala abordará o papel das mulheres em diferentes períodos e contextos históricos, como Antiguidade, Independência, participação na Educação, na Política, a Importância das mulheres negras e indígenas, entre outros temas.
Além dos estudantes da rede municipal de ensino, participarão dos desfiles cerca de 20 entidades, entre elas o 7º Batalhão de Bombeiros Militar, o Comando de Policiamento da Região Sudoeste e o Grupo de Escoteiros Duque de Caxias 6º BA.
Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura realizou diversas reuniões de alinhamento com a comissão organizadora, com a sociedade civil e com as forças de segurança para discutir temas como a ordem do desfile e o esquema de segurança durante o evento.