Governo Municipal amplia Comitê dos ODS para fortalecer a gestão transversal

A Prefeitura de Vitória da Conquista avança em direção a uma gestão mais integrada e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Comitê Municipal de Acompanhamento,  Monitoramento, Avaliação e Orientação de Desenvolvimento das Políticas Públicas Municipais para a utilização e otimização dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (Comitê ODS PMVC), que antes contava com a representação de 10 secretarias, foi ampliado para incluir todas as secretarias da administração municipal. Nesta quinta-feira (4), foi publicada uma portaria que designa os representantes de 19 secretarias.

A medida fortalece a atuação coletiva e transversal do governo, visando a integração das políticas públicas municipais com a Agenda 2030. Nessa quarta-feira (3), os novos membros já participaram de uma reunião do Comitê. Eles darão continuidade à metodologia de identificação e compreensão de indicadores municipais de desenvolvimento sustentável. Uma das principais frentes de atuação será a elaboração de um diagnóstico com base nos dados recém-lançados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2025. A partir desse diagnóstico, será possível avançar na proposição de um Plano de Metas e outras ações estratégicas para o cumprimento da Agenda 2030 no município.

Segundo o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, o tema dos ODS é de alta relevância para a construção de um novo momento da gestão. “Hoje é um marco para o fortalecimento da integração das Políticas Públicas dos ODS, com essa primeira reunião do comitê e com a presença e participação ativa de representantes de todas as secretarias do Governo Sheila Lemos”, afirmou. Ele ressaltou a importância de alcançar um futuro equitativo e sustentável, o que trará melhorias na qualidade de vida de todos os cidadãos.

Plano de Metas e Indicadores de Sustentabilidade

“O comitê, que antes contava com a representação de algumas secretarias, passa agora a integrar todas as secretarias da Prefeitura. Essa ampliação fortalece nossa capacidade de atuação coletiva e transversal, possibilitando o alinhamento das políticas públicas municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, declarou a coordenadora do Centro de Governança dos ODS, ligado à Casa Civil, Ludmila Araújo. Para ela, o comitê se consolida como uma ferramenta essencial para a gestão pública, permitindo que os indicadores subsidiem o planejamento estratégico municipal e fortaleçam uma gestão baseada em evidências.

Abordagem Inovadora e Transversal

A representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no comitê, Gilza Marques, destacou a importância de todas as secretarias estarem representadas, com a participação de técnicos que receberam as diretrizes e metodologias para avaliar o progresso das metas. “A intenção é, creio eu, nivelar o conhecimento de todos para que, a partir desse grupo, possa dar continuidade às ações que a Prefeitura de Vitória Conquista tem implementado para realmente conseguir enfrentar esse desafio”, disse ela.

Gilza também mencionou a abordagem inédita e inovadora da Prefeitura em 2025, caracterizada pela transversalidade. As secretarias municipais estão colaborando de forma integrada para abordar os temas dos ODS de maneira coordenada e alinhada aos objetivos da Gestão Municipal, como o programa Prefeitura 411, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As diretrizes orçamentárias também estão sendo elaboradas tendo o desenvolvimento sustentável como tema central.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais, com uma adição recente no Brasil, aprovada pelo ONU, totalizando 18. Estabelecidos em 2015 pela ONU, eles visam erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz e a prosperidade até 2030. As metas abrangem áreas como saúde e bem-estar, igualdade de gênero, acesso à água potável, energia limpa, trabalho decente e crescimento econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima