Governo Municipal debate Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista

Uma iniciativa inovadora busca integrar turismo, agricultura familiar e valorização cultural da região. É a Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que tem unido o poder público, o meio acadêmico e o terceiro setor em torno do debate. Com esse objetivo, nesta quinta-feira (31), a mentora do projeto, Alline Trancoso, se reuniu com a equipe do Governo Municipal, composta pela prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloisio Alan, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, e o coordenador municipal de Turismo, Segundinho Bezerra, com o intuito de apresentar o trabalho já iniciado na cidade vizinha de Barra do Choça.

O estudo, que teve início em 2012, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), identificou os sete municípios que compõem o “arco produtor” da Rota dos Cafés Especiais: Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Barra do Choça, Planalto, Poções, Nova Canaã e Vitória da Conquista, que se posiciona como um ponto central na Rota dos Cafés Especiais, com o objetivo de valorizar o produto local e atrair investimentos.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, em um mercado competitivo, dominado por grandes marcas, a união e o foco na qualidade do café são vistos como diferenciais para o sucesso. “Se os pequenos produtores se concentrarem na qualidade, poderemos alcançar resultados significativos”, destacou a gestora.

Além da produção, segundo Sheila, é necessário traçar uma rota promissora para o café da região, tanto em nível nacional quanto internacional. “Para isso, é crucial mudar a abordagem e dar mais visibilidade ao café regional. Iniciativas como o apoio a eventos importantes do setor, a exemplo do Encontro Nacional do Café, reforçam esse compromisso”, disse a prefeita.

Parcerias e Potencial do Café de Qualidade

Além de atuar como arquiteta, Alline realizou o mestrado em arquitetura rural e decidiu fazer a tese de doutorado com uma análise da rota dos cafés especiais da região. O trabalho reconsidera a delimitação territorial para a Indicação Geográfica (IG) dos cafés do Planalto da Conquista. A Identificação Geográfica é uma ferramenta que auxilia na preservação e valorização da autenticidade e qualidade de um determinado produto, enaltecendo as condições especiais de produção do seu local de origem.

“Vitória da Conquista é reconhecida por seu potencial maravilhoso para o desenvolvimento territorial, unindo sete municípios do Planalto da Conquista. A cooperativa local foi um motivador para a implantação da cafeicultura na região. A Rota dos Cafés Especiais alinha-se perfeitamente com a crescente pujança turística da cidade”, comentou a idealizadora do projeto.

Segundo ela, a colaboração estratégica com o Sebrae e o trabalho contínuo na região têm sido fundamentais para fortalecer a rota. “O objetivo é estabelecer um ‘portal de entrada’ para a exportação de cafés, não apenas da Chapada Diamantina, mas também da região de Vitória da Conquista, que é pioneira na produção de café especial”, afirmou Alline. Além de Barra do Choça, a Fazenda Reserva do Vale, localizada em Vitória da Conquista, já recebe consultoria para realizar o turismo rural.

Com o Aeroporto Glauber Rocha como porta de entrada, o objetivo é atrair visitantes e fomentar o turismo voltado para a cafeicultura e o agronegócio local. “A administração municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico, tem trabalhado para que o município se aproprie dessa temática, culminando com essa apresentação formal à prefeita”, disse o secretário Marcos Ferreira.

O coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra, comentou que com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e do Sebrae, espera-se formalizar a inserção de Vitória da Conquista na Rota do Café. “O objetivo é fortalecer o turismo, atrair visitantes para que eles conheçam a qualidade do café local, fruto das condições climáticas e da fertilidade da região, e apreciem a beleza da Suíça baiana”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima