

O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e o Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPSR/VCA) de Vitória da Conquista realizaram, nesta segunda-feira (25), uma ação comunitária com a oferta de diversos serviços para a população em situação de rua do município. O evento foi realizado na praça Vítor Brito e contou com a participação de mais de 50 pessoas.
Realizado em alusão à data 19 de agosto, lembrada como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, o evento teve como objetivo promover visibilidade e conscientização da mobilização social em torno dos direitos dessa população, reforçando o compromisso com as políticas públicas inclusivas e com o enfrentamento das diversas formas de violência, exclusão e violação de direitos que atingem a população em situação de rua.
-
Tainá Alves
-
Clodoaldo Moreira
Segundo a coordenadora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do município, Tainá Alves, essa foi uma estratégia do Governo Municipal de apoiar a luta das pessoas que se encontram em situação de rua, a fim de combater as violações de direitos a que estas pessoas normalmente são submetidas. “É uma data de grande importância social, na qual reunimos toda a rede para reafirmarmos o compromisso coletivo de reconhecer a história e o direito da população em situação de rua. É também um momento para refletirmos sobre as políticas públicas inclusivas, ouvirmos histórias reais e celebrarmos juntos cada conquista. Que este dia seja marcado pelo respeito mútuo e pelo fortalecimento dos laços que unem todos nós na construção de uma sociedade mais humana e igualitária”, afirmou a coordenadora.
Em sua fala institucional, o representante do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPSR/VCA), Clodoaldo da Conceição Moreira, ressaltou a importância de ter um evento voltado para dar visibilidade às mobilizações sociais. “Esse não é um momento de festa. Não é um momento de comemorar. Esse é o momento de manifestar os excluídos que estão em situação de rua diariamente. Muitos irmãos foram mortos, por isso surgiu o Movimento da População em Situação de Rua que vem lutando pelos direitos dessa população. Ninguém está na rua porque quer estar. Esse é um momento para vocês porque nada é para nós sem nós”, disse Clodoaldo Moreira.
-
Produção de cartazes
-
Apresentação cultural
-
Cadastro Único
-
Consultório na rua
-
Odontomóvel
-
Alimentação
Durante toda a manhã, a população teve o acesso facilitado aos atendimentos das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (SMS), com serviços como Cadastro Único e Bolsa Família, Odontomóvel, realização de testes rápidos de saúde com o Consultório na Rua e atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Além disso, também foram realizadas apresentações culturais e oficinas para a construção de cartazes.
Também participaram do evento representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Vitória da Conquista, do Lar da Misericórdia e da Casa do Andarilho.
Usuário da Casa do Andarilho há 4 meses, V. S participou da ação e elogiou a iniciativa. “Para mim, isso é muito bom. Quando tem, eu sempre participo. São muitos serviços bons para nós”, contou o usuário.
J. A. aproveitou a ação para passar pelo atendimento odontológico. “É bom. Isso acontecia de ano em ano antes, mas agora teve esse evento aqui e eu consegui passar pelos serviços. Foi muito bom”, avaliou J. A.
-
Alimentação
-
Cadastro Único
-
Odontomóvel
-
Consultório na rua