
Na última sessão deste primeiro semestre, realizada ontem (26) na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram Projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias a várias personalidades. Três dos projetos, especificamente (números 01, 17 e 20/2025), concedem a Comenda Maria Quitéria ao ex-secretário de Agricultura do Município, Alexandre da Silva Monteiro, e o Título de Cidadão Feirense a Mateus de Oliveira Mônaco Viana, inspetor do CREA-BA, e ao jornalista Azevedo Jr. (in memorian).
Os dois primeiros projetos foram apresentados pelo vereador Pedro Américo (Cidadania); o terceiro foi apresentado pelo vereador Lulinha da Gente (União Brasil). Conforme as justificativas de Pedro Américo, os seus homenageados são “cidadãos que aqui nasceram, mas, além disso, pelas circunstâncias da vida, encontraram na Princesa do Sertão um espaço para trilhar a sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional”.
SOBRE OS HOMENAGEADOS
Alexandre Sá Silva Monteiro é um exemplo disso, afirma o parlamentar. Casado com Veruschka Hana Sakaki Monteiro, é filho de Terezinha Ferreira da Silva e Élio Raymundo de Oliveira Monteiro, além de ser pai de Alexandre Sakaki Monteiro e Ayumi Sakaki Monteiro. Engenheiro Ambiental de formação, é pós-graduado em Gestão Ambiental.
Natural de Salvador, é residente em Feira de Santana há longo anos; foi reconhecido como cidadão feirense desde 23 de maio de 2012, por decisão desta Casa, através do Decreto Legislativo n° 023/2012. Além disso, recebeu a Comenda Dr. Colbert Martins, através do Decreto Legislativo n° 026/2014.
Na vida profissional, Alexandre deu inúmeras contribuições a Feira de Santana, relata Pedro Américo. No âmbito do Poder Executivo Municipal, exerceu entre 2023-2024 o cargo de Secretário de Agricultura. “À frente da pasta, teve a oportunidade de realizar inúmeras ações em prol do setor agropecuário.
Já Mateus de Oliveira Mônaco Viana nasceu em Salvador, mas reside em Feira de Santana desde os primeiros meses de vida, tendo constituído sua família e desenvolvido sua carreira profissional na cidade. Sua formação acadêmica e técnica, iniciada na Escola Técnica Áureo de Oliveira Filho, culminou na graduação em Engenharia Civil e Gestão Esportiva, “áreas nas quais vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento local”, pontua o vereador.
Como Técnico em Edificações e Engenheiro Civil, atuou em importantes projetos de infraestrutura, como pavimentações, drenagens e construções
residenciais, além de ter integrado construtoras locais e uma multinacional responsável pela construção do Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana. Seu reconhecimento profissional inclui a homenagem como “Amigo do CREA-BA” e o
pioneirismo como primeiro técnico em edificações a ocupar o cargo de Inspetor do CREA-BA (Conselho Regional de Engenharia
e Agronomia da Bahia) na inspetoria de Feira de Santana.
Mateus Viana também foi o fundador do grupo Sapeka Bahia, que impulsionou a prática e organização de eventos de baleado no Município, o que foi fundamental para a criação da Federação de Baleado da Bahia (FBB), levando competições e ações sociais a comunidades vulneráveis de Feira de Santana e do Estado. Por isso é responsável pela elaboração e aprovação de projetos sociais junto a órgãos estaduais e federais.
Também atua em conselhos municipais estratégicos, como os Conselhos de Meio Ambiente, Trânsito, e Segurança e Defesa Civil, onde contribui com fiscalizações e deliberações essenciais para o crescimento e planejamento urbano do Município. Ainda é membro da Igreja Batista de Campo Limpo, exercendo a função de Secretário Financeiro e auxiliando nas atividades da instituição, bem como apoiando projetos voltados para a juventude.
HOMENAGEM AO JORNALISTA “IN MEMORIAN”
Antônio Mariano Azevedo Júnior, homenageado do vereador Lulinha da Gente, morreu no ano passado, em 11 de junho, e, por isso, a homenagem é “in memorian”. Ele era um “comunicador nato” e foi diretor do Jornal Municípios em Foco por longos anos, além de ter exercido a função de assessor parlamentar.
Natural de Mossoró, Rio Grande do Norte, Azevedo Júnior construiu, em Feira de Santana, “seus maiores tesouros: amigos e uma família que estiveram com ele até o seu último dia”. Começou trabalhando como representante de autopeças, mas, após 25 anos, “encontrou na comunicação a sua verdadeira paixão” e, na década de 1990, deu “os primeiros passos no rádio e em jornais impressos, como o Folha do Estado, que o inspirou a querer fundar seu próprio impresso”, pontua Lulinha da Gente.
Pai dedicado de dois filhos – Átila e Fernanda, esposo da professora Maria José – com quem foi casado por 48 anos, companheiro, avô presente de três netos (Brenda, Luna e Fernando) e “o melhor amigo que alguém poderia ter”, destaca o vereador. Ele era uma “figura emblemática, sempre disposto a oferecer conselhos, colaborar em projetos e participar de alegres conversas sobre a vida, a família e os assuntos pertinentes à nossa querida Feira de Santana”, lembra o parlamentar.