
AVALIAÇÃO SABE – SISTEMA DE AVALIAÇÃO BAIANO DA EDUCAÇÃO

Os resultados das avaliações do Indicador Criança Alfabetizada, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (11), demonstram os avanços e os desafios na alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes na Bahia, Vitória da Conquista ficou em segundo lugar, atrás de Porto Seguro. Da lista dos maiores municípios baianos, Conquista e Porto também foram os únicos premiados com ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, que reconheceu os esforços das secretarias de Educação para assegurar o direito à alfabetização das crianças.
Tanto o Indicador Criança Alfabetizada quanto o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa mobiliza União, estados, Distrito Federal e municípios para garantir o direito de toda criança brasileira à alfabetização.
Entre os mais populosos da Bahia, 10 municípios, incluindo Vitória da Conquista, Salvador, Barreiras, Itabuna e Ilhéus, tiveram queda no indicador. Em Conquista, um dos fatores que podem ter contribuído nos resultados foi a entrega tardia, por parte da Secretaria Estadual de Educação, do material suplementar destinado ao apoio do processo de alfabetização, inviabilizando sua utilização no ano letivo de 2024.
O Indicador Criança Alfabetizada avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização, que aponta a criança alfabetizada, foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023, conduzida pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental.
O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.
Na análise dos resultados da avaliação externa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), Vitória da Conquista registrou evolução no desempenho dos alunos do 2º ano, de 2022 a 2024, nas notas de Matemática e de Língua Portuguesa, superando a meta projetada.
Embora os dados mostrem um avanço consistente na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 2º ano, os resultados do Indicador de Alfabetização apontam para desafios ainda existentes na consolidação das habilidades básicas de leitura e escrita. Isso ocorre porque a alfabetização avalia aspectos mais fundamentais e estruturais do processo de aprendizagem, enquanto a proficiência engloba um espectro mais amplo de habilidades, permitindo que alunos em fase de alfabetização obtenham desempenho mediano em provas de múltipla escolha. Assim, é possível haver avanço em proficiência e, ao mesmo tempo, queda na taxa de alfabetização.
Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação implementou ações voltadas à garantia de que todos os estudantes estejam plenamente alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, tais como a realização de encontros formativos para os professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares; aplicação e consolidação dos dados das Avaliações Diagnósticas, Formativas e do Teste de Leitura; entrega de material estruturado para professores e alunos das turmas de 1º, 2º e 5º anos; aquisição e distribuição de materiais pedagógicos complementares; orientações e acompanhamento contínuo sobre o uso dos materiais pedagógicos; participação nos Ciclos das Avaliações Contínuas de Aprendizagem — Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; participação nas avaliações externas, como SABE e PARC, e acompanhamento da progressão da aprendizagem dos estudantes, por meio de plataformas digitais e visitas técnicas às unidades escolares.
Diante dos resultados que apontam avanços e desafios no processo de alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação já começou a debater um plano estratégico para fortalecer as habilidades de leitura e escrita dos estudantes. O objetivo é garantir que todas as crianças sejam plenamente alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a Smed redobrará os esforços no acompanhamento e na recomposição das aprendizagens, apesar das melhorias já observadas em diversos indicadores. O secretário reafirma o compromisso do Governo Municipal em continuar investindo em formação, monitoramento pedagógico, uso estratégico de dados educacionais e apoio técnico às unidades escolares. “A superação desses desafios exigirá a mobilização conjunta de toda a Rede Municipal de Ensino, porque precisamos do trabalho colaborativo, da escuta atenta às realidades escolares e da valorização das práticas que realmente fazem a diferença na vida dos estudantes”, disse.