Inscrições abertas para o 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável em Salvador

Já estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, que acontece de 16 a 19 de setembro de 2025, em Salvador. O evento integra a Temporada Cruzada França-Brasil 2025 e coloca a Bahia no centro das discussões sobre turismo, meio ambiente e resiliência climática, em preparação para a COP30.

O evento é uma iniciativa de cooperação internacional entre o Governo da Bahia, o Consulado Geral da França no Brasil para o Nordeste, a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Toulouse Jean Jaurès e instituições parceiras como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Bahia) e o Lycée Lautréamont.

Com apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) e da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), o evento será um espaço estratégico para consolidar políticas públicas de sustentabilidade e cooperação internacional, como destacou o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins.  “A parceria entre Bahia e França fortalece o turismo sustentável e reforça o compromisso com a preservação ambiental e cultural, promovendo soluções inovadoras para o clima, a resiliência costeria e a biodiversidade”, frisou.

Para a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Maiana Pitombo. “O Encontro reforça a importância da cooperação internacional com a França para promover o turismo regenerativo e o reconhecimento dos produtos associados às áreas protegidas como vetores de desenvolvimento sustentável”.

A programação contará com oficinas e palestras abertas ao público nos dias 17 e 18 de setembro, promovendo debates e trocas de experiências sobre turismo, meio ambiente e resiliência climática. Já nos dias 16 e 19 de setembro, o evento será destinado a atividades exclusivas para convidados e parceiros institucionais.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), também participa da iniciativa em especial nas discussões sobre gestão de Unidades de Conservação e valorização da sociobiodiversidade, como explicou Mateus Camilo, coordenador de gestão das Unidades de Conservação.

“Estamos construindo juntos o 4° Encontro Franco-Brasileiro, que acontecerá em setembro. Nesse contexto, temos trabalhado especialmente com a APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, no Baixo Sul da Bahia, buscando desenvolver o turismo sustentável, responsável e gastronômico no território. Essa parceria tem sido uma experiência riquíssima de troca com a França”.

Para se inscrever e obter mais informações acesse o site oficial do evento através do link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima