
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
Vacinação, atendimento, cuidados com a autoestima e a inauguração de um espaço permanente de doações para mulheres em situação de vulnerabilidade marcaram, nesta quinta-feira (7), a programação realizada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher/Deam, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha.
O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, reuniu ativistas e mulheres assistidas pela rede de enfrentamento à violência do município, composta por instituições e atividades como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher/Ciam, a própria Deam, a Pastoral da Mulher, a Rede de Mulheres do Território Sertão do São Francisco e a Patrulha Maria da Penha, além de representantes da gestão municipal e de movimentos sociais.
A programação contou com café da manhã coletivo, maquiagem, massagem e vacinação ofertada pela equipe do Sistema Único de Saúde/SUS, com doses contra gripe, covid-19, hepatite e HPV. Além disso, o momento mais simbólico foi a inauguração da Arara Solidária, espaço fixo de doação de roupas com estrutura semelhante à de uma loja, criado para acolher com dignidade mulheres em situação de vulnerabilidade.
A escolha da data teve significado especial: em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, considerada um divisor de águas no combate à violência doméstica e de gênero no Brasil. Inspirada na história de Maria da Penha Maia Fernandes, sobrevivente de duas tentativas de feminicídio, a legislação estabeleceu medidas protetivas de urgência, penalidades mais severas para agressores e fortaleceu a rede de proteção em todo o país.
Para Iuana Louise, diretora de Mulheres da SMJ, a data é também momento de reafirmar conquistas e a importância da luta coletiva. “Em Juazeiro, temos uma rede sólida de enfrentamento à violência contra a mulher, formada por diversos equipamentos que atuam de forma integrada, oferecendo acolhimento, atendimento, cuidado e afeto para que nenhuma mulher enfrente esse caminho sozinha”, destacou. Um dos avanços recentes citados por ela é o plantão 24h da Deam, que agora funciona de forma ininterrupta para atender mulheres em situação de risco.
Participante das atividades, Jo Vasconcelos resumiu sua experiência com bom humor. “Cheguei com as unhas horrorosas e vou sair com elas maravilhosas. Também estava com dor, mas fiz uma massagem incrível e sairei sem dores. Está tudo uma maravilha”, contou.
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Juazeiro atua 24 horas por dia, 7 dias da semana, no combate à violência doméstica. A GCM atende através da central 153, o whatsapp da Patrulha é o (74) 99967-2006.




