
Nesta quinta-feira (31), Juazeiro celebra o encerramento de um mês histórico, marcado pela comemoração dos seus 147 anos de emancipação política e por avanços significativos na área da saúde pública municipal. Julho foi um mês de conquistas anunciadas pelos governos estadual, federal e pela gestão municipal, consolidando um novo momento para a saúde de Juazeiro, com mais estrutura, equipamentos e acesso aos serviços para a população.
Por meio do Governo do Estado da Bahia, foram anunciadas importantes obras estruturantes, como a construção da nova hemodinâmica no Hospital Regional, a reforma de 8 Unidades Básicas de Saúde/UBSs, a construção de 4 novas UBSs, a construção da Unidade de Pronto Atendimento/UPA Porte III e a reforma e ampliação do Hospital Materno Infantil. Além disso, duas ambulâncias sociais e uma van equipada para pessoas em tratamento de hemodiálise também foram asseguradas.
Já através do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC 2025, do Governo Federal, Juazeiro foi contemplada com a construção de uma nova UBS, a renovação de três ambulâncias do SAMU, a entrega de um kit de telemedicina e dez combos de materiais para equipar unidades básicas de saúde do município.
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau, também realizou entregas e anunciou investimentos com impacto direto na vida da população. Destacam-se a entrega de uma van com acessibilidade para o Tratamento Fora do Domicílio/TFD, equipamentos para a Maternidade, a revitalização das UBSs dos bairros Alagadiço, NH1, NH2, NH4, além das comunidades de Abóbora, Tabuleiro, Guanhães e Pontal.
Unidades em fase de conclusão de reforma, como as UBSs do João Paulo II e da CAJ, e a retomada das obras em Mandacaru I e Pinhões reforçam o compromisso da gestão com a continuidade dos serviços de saúde. Também foi dada a ordem de serviço para construção da nova unidade do CAIC, e seis ambulâncias já estão destinadas para as regiões rurais de Abóbora, Massaroca, Itamotinga, Pinhões, Maniçoba e Salitre.
Durante o mês, a Secretaria de Saúde lançou ainda dois importantes programas: o Mais Saúde Rural, com a implantação de um laboratório itinerante para atender comunidades do interior, e o Mais Saúde Materna, que amplia o acesso a exames laboratoriais e consultas para gestantes. Outro marco foi o aumento de mais de 280% na oferta de exames, consultas e procedimentos, promovendo mais resolutividade e cuidado integral para quem depende do SUS.
Além disso, a realização da Feira Saúde Mais Perto, foi um sucesso, com cerca de 20 mil atendimentos gratuitos à população, resultado de uma parceria entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e a Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Agora Tem Especialistas.
Para o secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, as conquistas do mês de julho refletem um novo ciclo de avanços para o município. “Encerramos o mês do aniversário da nossa cidade com grandes entregas e projetos que vão mudar a realidade da saúde pública de Juazeiro. Essa é uma construção coletiva, com apoio dos governos estadual e federal, e com muito planejamento e dedicação da nossa equipe. Estamos avançando para garantir mais dignidade e cuidado a cada cidadão e cidadã”, destacou.
Usuário da rede pública de saúde, o aposentado José Raimundo da Silva, de 67 anos, celebrou as melhorias. “A gente sente a diferença. Antes era difícil até pra fazer um exame. Agora, com essas vans, ambulâncias e o novo programa da zona rural, ficou bem mais fácil cuidar da saúde sem precisar ir pra cidade todo dia”, contou com satisfação.
O mês de julho de 2025 entra para a história de Juazeiro como um marco de reconstrução e avanço na saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com um futuro mais digno e saudável para todos.