
O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, participou nesta segunda-feira (4) da abertura do “Workshop Regional sobre Novas Tecnologias para o Controle do Aedes aegypti: Sistema de Produção em Massa de Mosquitos”, evento internacional sediado pela Moscamed, em sua sede no Distrito Industrial de Juazeiro. O encontro científico, que acontece até o dia 08 de agosto, reúne especialistas e representantes da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Jamaica, México, Uruguai, entre outros países.
Voltado para convidados, palestrantes e colaboradores, a programação é uma realização da Agência Internacional de Energia Atômica/AIEA, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Moscamed. O objetivo principal do workshop é capacitar os países participantes sobre o uso de novas tecnologias no enfrentamento ao Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, com destaque para a Técnica do Inseto Estéril (TIE).
Durante o evento, o secretário Helder Coutinho destacou a importância da iniciativa no contexto atual da saúde pública.
“É com grande honra que represento a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro neste encontro internacional sobre o controle do Aedes aegypti e o enfrentamento das arboviroses, tema de extrema urgência para a saúde pública. Apesar dos desafios, Juazeiro tem avançado significativamente. Registramos neste ano uma redução de aproximadamente 88% nos casos notificados de arboviroses em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado é fruto de uma estratégia integrada com vigilância ativa, controle vetorial intensificado, capacitação das equipes e mobilização comunitária. Ainda assim, a série histórica de óbitos reforça a necessidade de mantermos ações firmes. Este workshop cumpre um papel essencial ao debater soluções inovadoras, como o uso de mosquitos estéreis, e reforça o compromisso de Juazeiro com a ciência, a inovação e a cooperação entre instituições”, afirmou o secretário.
A participação de Juazeiro no evento reforça o engajamento do município em iniciativas sustentáveis e baseadas em evidências científicas para o combate às arboviroses, contribuindo para a construção de soluções conjuntas diante de um desafio comum a diversos países.