
A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau participou ativamente da XLVI Reunião da Comissão de Co-Gestão da Região Interestadual de Saúde do Vale do São Francisco – CRIE PE-BA, realizada na última segunda-feira (4), na Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC, em Petrolina. O evento reuniu gestores de saúde dos estados da Bahia e de Pernambuco com o objetivo de fortalecer as pactuações e alinhar estratégias integradas para qualificar a assistência em saúde pública na região.
Representando o município baiano, junto com equipe técnica da Sesau, o secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, destacou a relevância do encontro como um espaço fundamental para o diálogo entre os entes federativos. “A saúde não tem fronteiras. A integração entre os municípios da Bahia e de Pernambuco é essencial para garantir o acesso e a resolutividade dos serviços para a população da região do Vale do São Francisco”, pontuou.
Durante a programação, foram discutidos pontos cruciais como o regimento interno da Comissão, com destaque para a definição da composição dos municípios participantes; a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para avaliação da capacidade instalada nos estados, visando à redefinição das pactuações entre Bahia e Pernambuco; e a formalização da Macrorregião Interestadual de Saúde (MIS) em CIB.
Outro momento relevante foi a apresentação de um painel elaborado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco/SEMS-PE, trazendo dados atualizados da MIS PEBA no contexto da Rede Alyne, com enfoque na situação da Rede Alyne e do Programa de Regionalização Integrada/PRI nos dois estados.
Além disso, a reunião contou com espaço para divulgação do VI Congresso de Formação para o SUS e do VII Simpósio de Residências em Saúde/CONGREFOR, eventos de destaque na formação e valorização dos profissionais do Sistema Único de Saúde/SUS na região.
A participação de Juazeiro reafirma o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas integradas, capazes de promover uma saúde mais humanizada, eficiente e acessível para todos os cidadãos do Vale do São Francisco.