Julho Amarelo: no Dia D de prevenção às hepatites virais, Caav mobiliza população na praça Nove de Novembro

Como parte das ações de enfrentamento às hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), realiza durante todo mês de julho a Campanha Julho Amarelo, que teve o Dia D nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, com uma ação de testagem, orientação e vacinação na Praça Nove de Novembro.

Segundo a coordenadora do Caav, Edilane Borges, este ano a campanha contou com ações de sensibilização com oferta de testes rápidos para hepatites B e C, vacinação  no Caav e também em unidades prisionais, hospitais e algumas empresas. “Além da testagem e oferta de vacina, nós também realizamos ações de educação permanente, educação com profissionais de unidades prisionais, consultório na rua e profissionais da atenção básica. Foi um mês muito intenso, onde conseguimos identificar pessoas positivas a partir da testagem em nossas ações”, avaliou Edilane.

A enfermeira da área técnica de hepatites virais do Caav, Tais Bastos, explica que ações de testagem são muito importantes para identificar precocemente a doença, já que as do tipo B e C são assintomáticas em sua fase inicial. “Quando a pessoa descobre elas já estão em estágio avançado, com a doença já evoluindo para câncer no fígado ou cirrose hepática, por isso, é muito importante a realização do teste uma vez ao ano, pois, quanto mais cedo for descoberto, mais eficaz será o tratamento” explicou, Taís.

Durante a ação na praça, o despachante Rildo Dias de Oliveira, de 59 anos, aproveitou para atualizar o cartão de vacinação, fazer o teste e comentou a importância de ações como essa. “Muitas vezes a gente que é trabalhador não tem tempo de ir até o posto de saúde, e ações como essa aqui na praça facilitam e nos faz lembrar do cuidado com a nossa saúde”, ressaltou Rildo.

A dona de casa, Célia de Jesus Oliveira, de 53 anos, também aproveitou a oportunidade para fazer a prevenção. “Conversei aqui com e equipe de vacinação, mas graças a Deus minhas vacinas estão atualizadas e vou aproveitar para fazer o teste das hepatites”, disse Célia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima