Um volume expressivo de atendimentos obstétricos e pediátricos foi contabilizado pelo Hospital Municipal Esaú Matos, de 19 a 25 de agosto. Os dados registrados pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), responsável pela administração do hospital, totalizam 1.304 atendimentos.
Com o intuito de promover o acompanhamento do fluxo de atendimentos na unidade hospitalar, dar mais transparência às ações da instituição, que é referência em obstetrícia e pediatria no interior da Bahia, a Fundação tem divulgado no site da Prefeitura de Vitória da Conquista, os serviços prestados aos pacientes.
Ao todo, foram 605 atendimentos pediátricos, o que representa uma média de 86 crianças atendidas por dia. Deste total, 13 pacientes precisaram de internação na ala pediátrica.
Na área de obstetrícia, foram registrados 409 atendimentos e 168 internações. Nesse período, o Esaú Matos realizou 112 partos, entre normais e cesarianas, de mulheres que vieram de 22 municípios diferentes, reforçando o papel preponderante da unidade como centro de referência para a macrorregião sudoeste da Bahia. E até mesmo para pacientes de outros estados, como foi o caso de uma mulher oriunda de Joinville, no estado de Santa Catarina.
Entre as cidades de origem das pacientes que deram à luz (pariram) na unidade estão: Vitória da Conquista, Macarani, Barra do Choça, Cândido Sales, Bom Jesus da Serra, Tremedal, Brumado, Iguaí, Livramento de Nossa Senhora, Itapetinga, Guajeru, Piripá, Poções, Belo Campo, Anagé, Aracatu, Nova Canaã, Itambé, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Barra da Estiva e Joinville (SC).
Atendimentos de 19 a 25 de agosto:
Atendimentos obstétricos: 409
Internamentos obstétricos: 168
Partos (normal e cesáreo): 112
Atendimentos pediátricos: 605
Internamentos pediátricos: 13