
Com o objetivo de enfrentar a ausência paterna e reduzir o número de crianças e adolescentes sem o reconhecimento do pai na certidão de nascimento, a Defensoria Pública da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), vão realizar a campanha “Meu Pai tem Nome”.
Idealizada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), a ação acontecerá no próximo dia 29, e disponibilizará serviços de reconhecimento de paternidade biológica e socioafetiva, exames gratuitos de DNA e ações de investigação de paternidade. Além disso, os interessados receberão orientações e atendimentos jurídicos.
A ação será realizada simultaneamente em mais de 40 cidades baianas, com atendimentos gratuitos. Em Vitória da Conquista, os serviços voltados à regularização do direito à filiação estarão disponíveis das 9h às 13h, na PZO (Centro Cultural Glauber Rocha).
A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, participou de uma reunião, nesta terça-feira (12), para tratar da organização da iniciativa . Na ocasião, a gestora falou sobre a importância da campanha. “No mês em que se combate a violência contra mulher, essa ação chega para oportunizar o reconhecimento como um direito, pois quem teve que assumir sozinha a maternidade sabe o quão violenta é essa atitude”, disse.