
Servidores do setor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) estão participando de um ciclo terapêutico do Programa FeliS, intitulado “Homens que inspiram”. Oferecido pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast) o grupo visa trabalhar temas relevantes para a saúde masculina.
O primeiro dos quatro encontros deste ciclo aconteceu nesta sexta-feira (29), na Sesep, e contou com cerca de 30 participantes. Através dos psicólogos do Nast, o projeto promove o suporte emocional e de saúde para os servidores homens, visto a pouca frequência destes na busca por apoio em momentos de crise.
Segundo o psicólogo do Nast, Gustavo Silva, o grupo foi pensado para trabalhar temas sensíveis aos homens e poder promover um momento de saúde, de escuta, de conhecimento, com orientações para que eles possam cuidar melhor da saúde física e mental.
-
Gustavo
-
Marcel
Servidor do setor de limpeza pública há 22 anos, Marcel Vieira destacou que a participação da equipe em uma terapia de grupo favorece a construção de vínculos entre os colegas. “Eu acho que o mais importante é entender a força da terapia, cuidar de si próprio, porque não adianta você trazer um problema para a secretaria e esquecer de você. Primeiro você tem que cuidar de si próprio e se puder ajudar o colega, melhor”, comentou.
O coordenador municipal de Limpeza, Beto Fagundes, reiterou a importância da proposta que visa à melhoria da qualidade de vida dos servidores. “Principalmente na área da limpeza urbana, onde a gente faz coisas que ninguém quer fazer e todo mundo cobra, é importante eles serem ouvidos. Eu acho que eles têm muitas necessidades que às vezes a gente não escuta e acho que é fundamental a participação”, declarou o coordenador.
Programa FeliS
O Programa FeliS (Felicidade Interna do Servidor) é uma iniciativa da Semgi que tem o intuito de instrumentalizar e tornar transversal aos setores as ações já executadas pelo Nast, bem como incluir novas práticas para implantação de curto, médio e longo prazo. O projeto foi pensado tendo como base o conceito utilizado pelas Organizações Unidas (ONU) de Felicidade Interna Bruta (FIB), criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação.