
As usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boa União participam, até a próxima sexta-feira (25), do Curso de Elaboração de Flores Artificiais, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o instrutor Francisco Lopes Pereira. A oficina é baseada na prática de criação de flores e arranjos em EVA, com orientações voltadas à geração de renda extra para as famílias.
Segundo a assistente social da unidade, Luciana Gonçalves dos Santos Monteiro, a mobilização do público ocorreu duas semanas antes do início do curso, e a receptividade superou as expectativas. “O curso foi pensado para as mulheres beneficiárias do Bolsa Família aqui do distrito de Boa União. Notamos que esse tipo de oficina se torna uma via de acesso à renda extra, além de proporcionar o aprendizado de técnicas até então desconhecidas. O professor é bem didático e, por ser uma oficina nova, acabou atraindo muitas participantes”, explica a assistente social.
Empenhada em aprender cada detalhe do curso, Sandra Nair dos Santos Mota afirma que a iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas alunas. “Essa oficina está sendo maravilhosa. A técnica é de fácil acesso e o resultado do que já estamos produzindo está ficando muito bonito, o que nos empolga para empreender”.
Para Railda dos Santos Lima, mesmo sendo sua primeira experiência com a produção de flores artificiais, o desejo de aprender e gerar renda é o que a motiva. “Estou achando muito interessante, pois pode se transformar em uma fonte de renda para nossas famílias, ajudando em casa e também permitindo que a gente aprenda a ornamentar nossos próprios lares”.
De acordo com Francisco Lopes Pereira, o Professor Naldo, que atua com essa técnica há 29 anos, o curso é voltado especialmente à complementação da renda familiar. “Após o curso, as alunas são incentivadas a empreender, e recebem suporte com aulas online no meu canal no YouTube e pelas redes sociais. Temos mais de 300 vídeos com passo a passo, tanto para iniciantes quanto para quem deseja se aprofundar. Queremos que, ao concluir o curso, a pessoa já comece a ganhar dinheiro, seja vendendo, decorando casas, entre outras possibilidades. As alunas também recebem certificação ao final da oficina”, afirma o instrutor.