Pavimentação da estrada do Oiteiro está em processo de finalização

 

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, esteve na manhã desta sexta-feira, 29, acompanhando a obra da via que liga a comunidade quilombola Oiteiro ao centro do distrito de Boa União. O empreendimento, que custou aproximadamente R$ 3 milhões, abrange um trajeto de quase dois quilômetros, onde foi executado um amplo serviço de drenagem e que agora recebe a camada asfáltica, que garantirá maior conforto aos moradores e passantes da região.

“Estamos solucionando um problema antigo. A parte de drenagem havia começado na administração anterior e, neste momento, estamos acompanhando as ações da Secretaria Municipal de Obras e Projetos (Seop), com a execução da empresa contratada na concretização dessa pista, que era uma demanda histórica da população. Esses quase dois quilômetros de pista que estão sendo construídos, interligando o Oiteiro à sede de Boa União, vêm para transformar a vida dessa comunidade quilombola tão representativa para Alagoinhas. Esse serviço, que estamos promovendo em toda a cidade inclui a zona rural e seguirá avançando, mostrando o nosso compromisso com os cidadãos”, destacou Gustavo Carmo.

Segundo o engenheiro da Seop, João Paulo Dias Barreto, a obra englobou drenagem, sarjeta e pavimentação, estando agora na etapa final da aplicação da massa asfáltica. “A última fase será a colocação da camada asfáltica. Depois, vem a limpeza final e o ajustamento das sarjetas. Com a água direcionada corretamente, ela vai pela sarjeta e cai direto no sistema de drenagem, evitando lama, poças e outros transtornos”, explicou o engenheiro.

O administrador do distrito, Cláudio dos Santos, recordou que na região, em períodos de chuva, o escoamento das águas nas proximidades da estrada do Oiteiro causava prejuízos e trazia insegurança à população local. Cláudio enalteceu a iniciativa da Prefeitura de Alagoinhas em priorizar a conclusão da obra. “Era um transtorno muito grande, porque quando chovia, a lama descia toda para o centro de Boa União. A água invadia, alagava tudo, trazendo inúmeros problemas. A drenagem feita na outra gestão, o suporte do vereador Cleto da Banana e o empenho da administração de Gustavo Carmo transformaram essa comunidade. Essa pavimentação demonstra que, com fé em Deus e dedicação da gestão municipal, nós, moradores, vencemos essa luta”, afirmou Cláudio.

Conhecida na região como Lurdes do Oiteiro, Maria de Luz de Jesus elogiou o trabalho da prefeitura, que tem previsão de conclusão da obra para o mês de setembro. Ela ressaltou que a pista tem papel fundamental para o dia a dia de quem necessita circular pela área. “Agradecemos à prefeitura por finalizar esse projeto. Foram muitos anos aguardando, mas agora estamos presenciando a concretização. Fico feliz em ver essa pista quase concluída. Vamos nos mobilizar para solicitar ao prefeito e aos vereadores que se coloque a pista com o nome de Rosa Maria Camilo, que nasceu e cresceu nessa comunidade e sempre foi comprometida com o povo do Oiteiro. Acho justo prestarmos essa homenagem a ela, que era uma mulher dedicada a trazer avanços para nosso distrito”, declarou Lurdes.

Residente há sete anos no Oiteiro, Miguel Santos Trindade relatou que os habitantes esperam que a finalização da obra traga benefícios imediatos, incluindo maior circulação de veículos, o que facilitará o deslocamento até o centro do distrito ou até a sede de Alagoinhas. “Quando chovia, havia dias em que o carro não subia. A gente precisava carregar as compras a pé. Quem vendia no centro de Boa União também sofria para transportar seus produtos pra feira. A estrada do Oiteiro concluída será uma bênção para nós, vejo que nossas vidas vão mudar”, comemorou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima