Plantio no Viveiro de Restinga de Praia do Flamengo fortalece preservação ambiental em Salvador

Foto: Igor Santos / Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS

Salvador se prepara para mais uma ação de preservação ambiental promovida pela Prefeitura, que acontece neste sábado (6), às 9h, com um grande plantio comunitário no Viveiro de Restinga, localizado na Praia do Flamengo, ao lado do módulo policial. A iniciativa busca fortalecer a relação entre a comunidade e o meio ambiente, promovendo a restauração de um ecossistema fundamental para a proteção da orla da cidade.

A atividade acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio da Associação de Moradores Flamaris.

A ação pretende mostrar à população que a restinga não é apenas um espaço verde, mas uma barreira natural contra o avanço do mar e também abrigo para espécies nativas, como a coruja-buraqueira, que mantém ninhos há anos na região.

De acordo com o titular da Secis, Ivan Euler, o evento vai além de um mutirão de plantio. “A ação deste sábado no Viveiro é um passo concreto na construção de uma relação mais forte entre comunidade e meio ambiente. É maravilhoso ter a oportunidade de receber a comunidade aqui para podermos mostrar o funcionamento deste equipamento. Nosso objetivo é que cada muda plantada seja também uma semente de consciência ambiental. A presença dos moradores é o que dá sentido e força ao projeto”, destacou.

O diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Salvador, Iuri Mattos, reforçou a relevância do Viveiro dentro do trabalho da Secult. “É muito gratificante ver o Viveiro de Restinga produzindo mudas e fazendo a revegetação das nossas áreas costeiras. Recuperar a restinga é devolver vida às nossas praias e mostra o quão importante foi a construção desse equipamento na requalificação da Praia do Flamengo, obra estruturante do Prodetur, da Secult, fortalecendo de forma sustentável o turismo de sol e praia”, declarou.

Já a presidente da Associação de Moradores Flamaris, Melissa Serbake, ressaltou a importância do envolvimento popular. “É imprescindível aproximar a comunidade do projeto, não só para conhecer a sede, mas, acima de tudo, praticar a educação ambiental. Trazer os moradores para plantar mudas de restinga é a oportunidade de explicar a importância desta vegetação na beira-mar e o impacto contra a erosão. Desejamos que, ao término deste evento, novos sejam realizados, pois temos muitas áreas de restinga para recuperar em nosso bairro. Parabéns à Prefeitura por este movimento; pequenas ações, grandes impactos”, afirmou.

Os interessados em participar do plantio devem realizar a inscrição prévia através do link https://forms.gle/L8hsrTnzsoe7VD1t5. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 98146-5485.

Fonte: Prefeitura de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima