Prefeitura chega a 79 campos com gramado sintético e fortalece prática esportiva em Salvador

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta terça-feira (22), o campo de grama sintética de número 79 na Rua Freira Dorothy Stang, na Fazenda Grande II. A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, além de outras autoridades.

Importante equipamento para a prática esportiva na comunidade, a Arena da Freira Dorothy teve toda a estrutura reformada com a implantação de novas traves, rede de proteção, alambrado, serviços de iluminação, além do gramado sintético. O prefeito Bruno Reis destacou o fortalecimento do esporte na capital baiana, contribuindo para a inclusão social de crianças e adolescentes.

“O esporte é saúde, é vida, mas é também uma das principais ferramentas para enfrentar o crime, as drogas e a marginalidade. Muitas dessas crianças, se não estivessem em um dos diversos programas e projetos sociais que a Prefeitura tem espalhados por toda a cidade, seriam presas fáceis para o tráfico e para o crime. O esporte é uma ferramenta de inclusão social. É com essa visão que nós estamos investindo muito nessa área em nossa cidade. Não há no Brasil uma cidade que tenha uma política para a área de esporte tão diversificada como a nossa”, disse.

Ele lembrou, ainda, que atualmente mais de três mil crianças fazem parte do Bora Bahêa Meu Bairro, projeto realizado em parceria com o Bahia nos novos campos públicos com gramado sintético que oferece aulas de futebol masculino e feminino, diariamente, a crianças de escolas públicas da capital baiana.

“Nós decidimos fazer esse outro campo com a consciência da importância dos projetos sociais que são realizados aqui. Além dos alunos do Bora Bahêa Meu Bairro, há também outras cem crianças de outro projeto de escolinha de futebol, além de outras atividades desenvolvidas para a comunidade. Eu tenho certeza que daqui desses campos vão sair craques que vão representar a Bahia no futebol nacional e até no mundo. E quando um craque sai de uma comunidade, ele estimula e serve de exemplo para diversos outros jovens, além de voltar para ajudar as suas comunidades e apoiar as pessoas”, avaliou.

Sob a responsabilidade da Sempre, a obra contou com um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão. Além desse montante, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública Salvador (Dsip) investiu R$ 230,8 mil em obras de infraestrutura elétrica e na instalação de 48 projetores em LED para a melhoria da iluminação da Arena da Freira Dorothy.

“Essa é mais uma importante iniciativa da gestão municipal, que reafirma seu compromisso com o bem-estar da população. Sensível e atenta às necessidades da comunidade, a Prefeitura entrega um novo equipamento esportivo de alta qualidade, um campo com grama sintética, ampliando o acesso ao esporte e ao lazer. A ação reforça a política de inclusão social e promoção do fortalecimento de vínculos, com espaços que acolhem, integram e geram oportunidades para todas e todos”, destacou Júnior Magalhães.

Atividades esportivas – Diariamente, são realizadas atividades esportivas na Arena da Freira Dorothy, a exemplo de futebol, judô e funcional, atendendo a centena de pessoas. “Essa praça esportiva é de grande importância, porque aqui há várias crianças envolvidas em vários esportes, principalmente no futebol, que é a primeira linha. As duas arenas daqui do bairro contam com o projeto Bora Bahêa Meu Bairro, que está sendo abraçado pela comunidade, pois cria oportunidades para a garotada”, afirmou Fernando de Souza, ex-jogador de futebol e monitor-central do projeto Bora Bahêa Meu Bairro.

“Todos os dias o campo tem esse movimento que está tendo hoje. Por aí se nota a importância que tem um campo como esse. Aqui nós temos escolinhas de futebol, judô, atividade funcional, além de funcionar como um ponto de encontro para palestras e outras atividades, então é uma área que representa realmente uma grande oportunidade. A reforma mudou totalmente o visual, a estrutura e a iluminação”, acrescentou.

Praticante de atividade funcional há quatro meses no local, a professora Jeane Meire Paixão, 55, elogiou a reforma. “Em relação ao que era, o campo aqui está 100%, é um espaço de qualidade que muita gente sonha ter por perto para treinar. Só temos que agradecer, pois ficou arejado, muito bem iluminado e com outra qualidade no piso, com a grama sintética. Desde que eu comecei a treinar, já pude perceber um ganho no bem-estar, na saúde, no desenvolvimento corporal e na saúde mental. Melhorou o meu sono e a disposição”, contou ela, pratica a atividade quatro vezes na semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima