Prefeitura de Alagoinhas lança primeira Escola de Governo do Litoral Norte e Agreste

A Prefeitura de Alagoinhas lançou oficialmente a Escola de Governo de Qualificação e Desenvolvimento Profissional Municipal. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório do IFBaiano.

Criada para planejar, coordenar e executar programas de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais, a Escola de Governo é uma iniciativa da secretarias de Eficiência e Ações Governamentais (SEAG), de Administração e Inovação Tecnológica (SEAI) e da Controladoria Geral do Município (COGER), em parceria com a empresa UP Brasil.

Segundo levantamento da SEAG, dos 5.570 municípios brasileiros, somente 22 possuem escola de governo, distribuídas em apenas existem 10 estados. Alagoinhas é a primeira cidade do Litoral Norte e Agreste baiano e a sexta na Bahia a implementar a escola.

“Nosso objetivo é a capacitação, o aperfeiçoamento, o apoio aos servidores da Prefeitura; sejam concursados, comissionados, terceirizados, todos aqueles que fazem o dia a dia da máquina administrativa acontecer. Preparar a nossa mão de obra, fazer com que as pessoas que trabalham na Prefeitura possam produzir bem e atender bem é a nossa prioridade. Precisamos cuidar dos servidores, de sua preparação, de seu aperfeiçoamento e aprendizado, para melhorar a eficiência de sua atuação e ao atendimento ao cidadão”, afirma o prefeito Gustavo Carmo.

As atividades da Escola de Governo começaram com o Workshop Comunicação Eficaz: Fortalecendo Relações e Melhorando o Serviço Público, voltado exclusivamente para cerca de 160 servidores da Saúde.

“O servidor precisa prestar um serviço de qualidade, acolher bem o cidadão, ouvir suas queixas e, ao mesmo tempo, manter sua saúde física e mental preservada. A Escola de Governo traz esse olhar especial, para entender o que nós podemos fazer para ofertar o melhor de nós à população”, diz o secretário de Saúde, Virgínio Pereira.

Outros temas, voltados para profissionais de outras áreas, estão sendo definidos. “Nós entendemos que para começar um trabalho, a base é comunicação; comunicação e relações interpessoais. Não adianta a gente ter um conhecimento técnico, mas não ter empatia. Não adianta ser uma pessoa produtiva, mas não ter um olhar sensível. A ideia é começar com workshop sobre Comunicação não Violenta, mas nós vamos capacitar mais de 2300 colaboradores ao longo do tempo”, estima o secretário de Eficiência e Ação Governamental, Ricardo Sales.

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima