
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), participou de uma roda de conversa com representantes do Banco do Nordeste, a fim de dialogar sobre o novo plano Safra 2025/2026, que deve destinar cerca de R$ 11,7 bilhões à agricultura praticada por pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Vane Elzo Nascimento, gerente do Banco do Nordeste.A equipe da SMDR se reuniu com parceiros, projetistas, fornecedores, clientes e secretários de agricultura de outros municípios. O plano Safra 2025/2026, que foi apresentado durante a reunião, vai operar no segundo semestre, estendendo-se até o primeiro semestre de 2026.
“Aproveitamos este momento para ouvir os anseios dos produtores, projetistas e fornecedores que são nossos parceiros nesse processo”, destacou Vane Elzo Nascimento, gerente do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista.
Para Breno Farias, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, estreitar os lanços entre o Poder Público Municipal e a iniciativa privada é uma maneira de buscar solução e novos atrativos para o fortalecimento da agricultura e do agronegócio local. “Estamos muito felizes com essa parceria entre o Governo Municipal e o Banco do Nordeste. O anseio da nossa secretaria é estreitar ainda mais parcerias como estas que beneficiem os produtores da Zona Rural do nosso município”, disse o titular da SMDR.
Eduardo Castro, coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, destacou o apoio que os agricultores têm recebido através do programa Agroamigo, fruto da parceria entre a Prefeitura e a instituição financeira. “Através do programa Agroamigo, do Banco do Nordeste, já foi possível entregar na mão dos pequenos agricultores, por intermédio da Prefeitura, quase um milhão de reais. Então, é um dinheiro que circula dentro do município, que ajuda essas pessoas a melhorarem a produção e faz com que eles se qualifiquem e produzam cada vez mais e melhor”, finalizou o coordenador.