
Oficiais da 77ª Companhia da Polícia Militar da Bahia estiveram na manhã desta segunda-feira (21), na Prefeitura de Vitória da Conquita, para apresentar à prefeita Sheila Lemos uma proposta de retorno do projeto “PM no Pôr do Sol”. A iniciativa do projeto é da Companhia, que conta com o apoio da gestão municipal para “ocupar”, com ações de cultura e lazer, a área do Cristo de Mário Cravo é considerada cartão-postal da cidade.
O projeto teve início em 2019 e ocorria sempre nas tardes de domingo, ao longo do mês de janeiro, quando, por conta do verão, a vista para o pôr do sol da Serra do Periperi pode ser melhor contemplada. Apesar da grande aceitação do público na época, o projeto foi interrompido devido às medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19 e seu retorno adiado por conta das obras de revitalização do Cristo.
No encontro, a prefeita Sheila exaltou a boa relação entre a Prefeitura e a PM, o que permite a aproximação dos poderes públicos com a comunidade através de ações culturais. “Agradecemos à Polícia Militar por esta iniciativa e ficamos felizes com a possibilidade do retorno do projeto, uma vez que a área do Cristo já se encontra apta a receber este tipo de evento. Agora vamos alinhar e viabilizar com as frentes de trabalho”, ressaltou Sheila Lemos.
Além da prefeita e dos oficiais da PM, participaram da reunião o secretário do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva e o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno. Entre os oficiais, esteve presente o idealizador do projeto, o major Lima Júnior, que manifestou otimismo com a possibilidade de retorno.
O tenente-coronel Berlinck da Silva salientou que o retorno do projeto é um anseio da comunidade e que sua realização é um fator agregador ao turismo e ao comércio local. “Nosso compromisso é para que o projeto ressurja firme e forte. É bom para a Prefeitura e para todos os envolvidos. A gente só tem que agradecer a recepção e a oportunidade de dar continuidade ao evento”, comentou Berlinck.
O retorno do projeto também foi visto com entusiasmo pelo secretário do Gabinete, Ivanildo da Silva, que, à época, estava à frente do comando da Polícia Militar. Ele salientou que com a nova estrutura da área do Cristo, o projeto poderá ter um alcance ainda maior. “Creio que esse projeto virá agora mais encorpado, para que toda a população usufrua daquele local da melhor forma possível”, acrescentou Ivanildo.
O próximo passo será estabelecer uma equipe de trabalho formado por técnicos da Prefeitura e da Polícia Militar para viabilizar o projeto. A exemplo das primeiras edições, a Prefeitura deverá disponibilizar seus serviços.