
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu na última semana, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o 1º Encontro Formativo Educação Empreendedora. O objetivo central foi capacitar educadores e, consequentemente, estudantes das escolas que funcionam em Tempo Integral e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo competências como identificação de oportunidades, proatividade e autoconfiança. A programação envolveu palestras, rodas de conversa e outros momentos de troca de experiências. O intuito foi fazer com que cada participante saísse dali não apenas inspirado, mas munido de ferramentas práticas para aplicar no cotidiano escolar e em seus projetos pessoais.
Com o tema “Oportunidades e desafios do empreendedorismo na educação”, a palestra, ministrada pela gestora estadual do projeto Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Lucília Des Graviers, trouxe ferramentas da educação empreendedora capazes de impulsionar o protagonismo juvenil, permitindo que o aluno experimente as disciplinas de ciências, matemática e português. Além disso, o momento trouxe alternativas para solucionar problemas reais. “Problemas das escolas, bairros. Neste encontro, vimos Ibiassucê, Conquista, alguns alunos e professores que fazem acontecer com a ferramenta da educação empreendedora e fazem com que acreditemos num futuro melhor desses nossos jovens, para que eles tenham mais poder de escolha”, afirmou Ana Lucília. “Seja a pessoa empreendedora ou médica, é isso que queremos: fazer com que tenham ferramentas e conhecimentos suficientes para escolherem”.
Para a coordenadora Juliana Borges, foi o início de uma jornada coletiva de empoderamento e transformação. Ela informou que o Sebrae elaborou o programa Cidades Empreendedoras, que visa à transformação local, por meio da implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “Desde 2022, a metodologia do programa Agente Local de Inovação está sendo aplicada em nosso município e em outras cidades da regional de Vitória da Conquista, com o propósito de estimular a inovação nas escolas de ensino básico e fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação social”, disse Juliana.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ibiassucê, Sandro Wagner Farias Novais, afirmou ter sido um privilégio participar do evento em Conquista. “O intuito foi trazer nossas experiências exitosas para compartilhar com os educadores. Foi um momento enriquecedor, onde pudemos discutir ideias voltadas para o empreendedorismo e, dessa forma, levar para o nosso município alternativas e ações que possam mudar a vida dos nossos estudantes”, disse o secretário.
“Se quisermos mudar, transformar a educação, temos que iniciar lá de baixo. Este trabalho, em parceria com o Sebrae, nos anos fundamentais, possibilita muitos avanços na educação em nossa cidade”, acrescentou.