
A Prefeitura de Vitória da Conquista instituiu o projeto “Pequenos Leitores, Grandes Conquistas”, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o intuito de fomentar o hábito de leitura, ampliar o acesso aos livros e promover o desenvolvimento educacional e cultural, por meio da disponibilização gratuita de obras literárias aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Participaram do ato de assinatura do decreto, nesta quarta-feira (23), a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloisio Alan, o secretário de Educação, Edgard Larry, o secretário especial de Transformação Pública, Edimário Freitas, a assessora de Projetos Especiais, Thayna Ribeiro, e o coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira.
O “Pequenos Leitores, Grandes Conquistas”, em consonância com os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, visa também assegurar o acesso equitativo e contínuo a obras literárias, contribuir para a constituição e o enriquecimento do acervo bibliográfico pessoal dos discentes, além de incentivar a participação ativa das famílias no processo educativo. O projeto será realizado anualmente, mediante parecer técnico circunstanciado da Coordenação Pedagógica, com posterior ratificação pelo secretário municipal de Educação.
Um livro custa, em média, no Brasil R$49,49. Com o programa, espera-se distribuir 35 mil kits no primeiro ano. Após a assinatura do decreto, o próximo passo é formar a curadoria para a escolha dos livros.
Para a prefeita Sheila Lemos, fazer o acervo pessoal de livros é importante porque a criança não terá acesso a esse material somente na escola, mas também em casa e em outros ambientes que ela circula. “A educação no município é uma preocupação para o Governo. Nós temos a obrigação de melhorar os indicadores por entender que somente a educação transforma a sociedade. Com livros em casa, o hábito de leitura será incentivado e construído. As pesquisas apontam que os leitores no Brasil têm diminuído de 2019 para cá e, com o projeto, Vitória da Conquista vem na contramão disso, motivando rodas de leitura, clubes do livro e outras iniciativas tanto no âmbito escolar quanto nas demais atividades sociais dos alunos”, afirmou a prefeita.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a leitura é uma das principais áreas de investimento da Gestão do Município. “Com o projeto, a Prefeitura aporta um investimento substancial na rede de ensino e amplia o direito de acesso à leitura ao maior número de alunos, o que oportunizará, inclusive, a criação de agentes de leitura e de mais salas de leituras”, explica o gestor da pasta.