
Com o objetivo de debater e construir políticas públicas voltadas ao fortalecimento para o campo, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), promoveu, nesta terça-feira, 02, no auditório da SDRA, a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Com o tema “Brasil Rural: raiz da vida, fonte do bem viver”, o evento contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil para elaboração de um documento municipal que servirão de base para as etapas estaduais e federais em 2026. As políticas públicas serão pensadas a partir dos cinco eixos temáticos discutidos no regime interno. São eles: 1 – Papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas; 2 -Transformação agroecológica; 3 – Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território; 4 – cidadania e bem viver; 5 – Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Djalma Santos, explicou que esse é um momento muito importante para Alagoinhas, pois o campo, a cidade e o futuro das próximas gerações será discutido. “A gente sabe que falar de sustentabilidade é falar de cuidar da natureza, de apoiar quem produz de forma responsável e de garantir que todos tenham oportunidade de viver com dignidade. E falar de comida saudável, de água limpa, de geração de emprego e de respeito às nossas tradições”, destacou.
O vice-prefeito Luciano Sérgio, que também participou da abertura do evento, falou sobre a importância da ação. “Alagoinhas tem que estar conectada com a política nacional. O Brasil é, sem sombra de dúvida, o país mais importante do ponto de vista da sustentabilidade, não só por causa dos seus mananciais ou da Amazônia, mas também pela produção relevante de alimentos para o mundo todo. Então, essa conferência tem uma pauta extensa e o destaque é para o campo, que é a base da nossa vida”, disse.
A programação contou com trabalhos em grupos, aprovação de propostas e eleição de delegados que representarão a cidade na etapa territorial, ampliando o diálogo e fortalecendo a participação social na formulação de políticas públicas.
Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas