
Cras Jardim Valéria passa por revitalização visando aprimorar a oferta de serviços
A Prefeitura de Vitória da Conquista segue avançando na revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O secretário da Semdes, Michael Farias, visitou o espaço para acompanhar a obra, que está em fase final, com a pintura em andamento. Nos próximos dias, serão realizados os últimos ajustes e a limpeza do espaço. A entrega está prevista para o próximo mês.
A revitalização é resultado de investimentos do programa municipal Acolhe Conquista, lançado em 2023 com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Segundo o secretário Michael Farias, o programa tem sido uma estratégia do Governo Municipal para garantir a oferta qualificada de serviços à população. “Essa é uma forma de dar dignidade aos trabalhadores do Suas e, principalmente, às pessoas que demandam os serviços da política de assistência social. Seguimos reestruturando todas as unidades de atendimento, investindo em infraestrutura por meio do Acolhe Conquista, para que a assistência social chegue com qualidade à vida de quem mais precisa da proteção social no município”, destacou o secretário.
A unidade socioassistencial está passando por melhorias estruturais com o objetivo de oferecer um ambiente mais adequado e confortável tanto para os atendimentos à população quanto para o trabalho das equipes. Mesmo durante as obras, os atendimentos do Cras seguem normalmente. Para evitar prejuízos à comunidade, os trabalhos estão sendo executados em etapas: enquanto uma parte do espaço passa por intervenções, a outra permanece em funcionamento, assegurando a continuidade dos serviços. A unidade atende os bairros Jatobá, Patagônia, Bateias e Campinhos, que juntos abrangem 14 loteamentos.
Na última semana, a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, e a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, também visitaram o local para acompanhar o andamento da obra e avaliar as adequações em curso. “Essa iniciativa é uma demonstração do nosso compromisso com a melhoria das oferta da assistência social. Estamos trabalhando para oferecer um espaço mais seguro, acessível e acolhedor, tanto para os usuários quanto para os trabalhadores da unidade”, afirmou Irlane.
Com a revitalização, os atendimentos do Cadastro Único e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) passarão a ser realizados em salas individualizadas, garantindo maior sigilo, privacidade e qualidade no acolhimento aos usuários. Entre algumas das melhorias implementadas estão a ampliação da rampa de acesso, garantindo mais acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; a instalação de ar-condicionado nas salas com pouca ventilação ou alta incidência solar; a criação de um espaço para depósito de material de limpeza (DML) e uma sala de convivência para os trabalhadores.