
A primeira etapa das obras de requalificação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, no Baixo Sul da Bahia, está próxima da conclusão. Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realizaram uma vistoria no local nesta quinta-feira (04/09) e confirmaram que os serviços devem ser finalizados no próximo mês.
Com investimento de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado, a intervenção teve início no final do ano passado e contempla a recuperação estrutural da cobertura da igreja. O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos Filho, acompanhou a vistoria e destacou a parceria entre diferentes esferas para viabilizar a obra.
“Preservar o patrimônio cultural exige uma ação coletiva, e as obras de recuperação da Igreja Matriz de Valença são um exemplo disso, com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura de Valença e o apoio de emendas parlamentares”, afirmou.
Acompanhados, também, do prefeito de Valença, Marcos Medrado, e do pároco Marcos Reis, os técnicos vistoriaram os serviços de revisão geral das instalações elétricas do templo, que devem ser concluídos no prazo de dois meses. Estão previstas a substituição de quadros, disjuntores, cabeamentos, luminárias e demais componentes, com adequação às normas técnicas vigentes. Para essa fase, foi firmado um aditivo contratual no valor de R$ 170 mil.
O IPAC reafirma seu compromisso e aposta no esforço conjunto de diferentes atores para dar continuidade às obras de requalificação a fim de contemplar a restauração de forros e altares, a recuperação dos pisos e a pintura das fachadas.
Construída em 1759 e inaugurada em 1801, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi tombada pelo IPAC em 2001. O templo abriga importantes obras de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, com destaque para a imagem de Nossa Senhora das Dores e a Cruz com Cristo, ambas em estilo barroco.
Fonte: Ascom/IPAC