
Com o objetivo de fortalecer a educação pública, melhorar a aplicação das propostas pedagógicas e o ensino aprendizagem em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, realizou várias formações esta semana com os professores da rede no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna.
De segunda a sexta-feira, os professores do Ensino Fundamental I participaram de formações em português e matemática. Trocaram ideias e compartilharam ações. Foi apresentada a temática do desfile 7 de setembro e a proposta dos aulões visando as avaliações externas Sabe e Saeb.
Na quarta-feira (18) ocorreram três formações especiais. A primeira foi com os professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental II, que estão trabalhando com o reforço da disciplina. De acordo com o professor formador Edson Matos, esta ação é para poder ter um foco e um treinamento melhor na área da recomposição das aprendizagens”.
Professora na Escola Vicente Cassimiro, mas atuando no reforço escolar na Alaor Coutinho, Daniela Santos Brito considerou o treinamento maravilhoso para aplicar com os seus alunos em sala de aula.
A segunda formação foi com os professores de Ciências do Ensino Fundamental II, Nayara e Manoel Neres. O foco foi trabalhar ciências de forma prática e experimental para os nossos alunos, mostrando aos professores que experimentos são possíveis de fazer aos alunos em sala de aula, incutindo pensamento e atiçando a curiosidade de forma segura e prática.
A terceira formação foi com a Consultora do Sebrae, Roseane Nascimento, para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela explicou que os professores fazem o curso EAD para aprender a aplicar o projeto. “Eu trago a consultoria para eles. E nós, enquanto Sebrae, trazemos o material para os alunos”.
Professora da EJA na Escola Municipal Professora Lisete Pimentel Mármore, Idelci Prado Oliveira, aprovou a iniciativa: “Ensino ao aluno a empreender com a robótica. Eles estão gostando muito deste projeto dentro da escola. Vai trazer experiências para eles no dia a dia do trabalho, e dentro da própria escola, auxiliando no aprendizado de matemática e lógica”.