
Presente em ambientes como escolas, academias, clubes, praças e unidades de saúde, o profissional de Educação Física atua com base em ciência e responsabilidade social. Neste sentido, a passagem do dia da categoria celebrado ontem (1), não representa apenas uma data comemorativa, mas o reconhecimento de profissionais que tem compromisso com a vida, a saúde e o desenvolvimento humano. A observação é de Tatiane Moreira, diretora do Conselho Regional de Educação Física da 13ª região (CREF 13 Bahia), feita durante pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara nesta terça-feira (2). Ela destacou que a educação física é essencial, uma vez que seus profissionais fazem parte das políticas públicas de saúde, educação e assistência social.
Oriunda da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Tatiane Moreira está há 21 anos fazendo parte do conselho regional de classe. Ela alertou que, atualmente há uma tentativa de negligenciar a importância da profissão. “É preciso reconhecer que vivemos em um tempo em que muitos estão confiando em pessoas não habilitadas que atuam na internet ou fora dela, oferecendo orientações sem ter formação ou registro”, disse. Praticar exercícios físicos, sem avaliação prévia, faltando a adequada prescrição e acompanhamento profissional, pode causar lesão grave e até a morte.
Neste ponto, afirmou a diretora, o papel do CREF 13 é fundamental, pois orienta e fiscaliza com rigor o exercício da profissão. “Mas, reforçamos que o maior agente de fiscalização é o cidadão”, observou a conselheira, ressaltando que os profissionais registrados estão promovendo saúde, inclusão e qualidade de vida em todos os ambientes onde atuam. “Assim como buscamos um médico para tratar a doença ou um advogado para defender a causa, também devemos procurar profissionais capacitados e éticos, a fim de garantir orientação segura e resultados eficazes”, frisou Tatiane Moreira.
Ainda, referindo-se ao Dia do Profissional de Educação Física, a diretora do CREF 13 agradeceu o espaço aberto pela Câmara de Feira para exposição de uma categoria importante e que representa o esforço coletivo de quem atua com ética e sensibilidade nos espaços sociais. Regulamentada pela Lei Federal nº 9.696/1998, afirmou ela, a educação física completa 27 anos de história, construída por profissionais comprometidos com o bem-estar da população.
Fonte: Câmara de Feira de Santana