Os usuários do Centro de Convivência do Idoso participaram da certificação junto com seus familiares
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, tem realizado atividades para estimular a inclusão digital da população idosa do município. Como resultado disso, nesta quarta-feira (23), foram entregues os certificados de conclusão do curso de informática realizado com 27 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O Programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, e busca ampliar as oportunidades de participação social das pessoas idosas por meio de atividades educativas, de saúde, inclusão digital e mobilidade.
Entre as atividades do programa realizadas no município está o curso de informática básica para auxiliaros idosos do Centro de Convivência do Idoso a utilizar computador, celular e utilizar ferramentas de edição de texto e imagem. As atividades são fruto de uma parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e as aulas são ministradas na Sala de Inclusão Digital do próprio CCI.
Durante a certificação, as pessoas idosas que frequentam o CCI participaram junto com seus familiares e celebraram a conquista. A mesa de abertura do evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, a gerente do CCI, Janaina Mota, o coordenador do curso de Engenharia de Computação da Fainor, Adalberto Oliveira, e a ex-vice-prefeita, Irmã Lemos.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância das atividades do Programa Viver para promover a autonomia e participação social dos idosos. “Esse é um momento muito especial. Por meio de atividades como essas, estamos garantindo o direito à inclusão digital. Aprender a utilizar a tecnologia hoje significa garantir equidade, autonomia e acesso à informação. Seguimos avançando para que Vitória da Conquista continue sendo uma cidade cada vez mais inclusiva para todas as idades.”, afirmou Michael.
Já o coordenador do curso de Engenharia de Computação da Fainor, professor Adalberto Oliveira, reforçou o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação. “É uma satisfação enorme participar deste encerramento. Essa parceria entre a Fainor e a Prefeitura tem rendido frutos importantes. Identificamos a necessidade de inserir a população idosa no mundo digital e conseguimos, com nossos alunos, oferecer atividades voltadas ao uso do computador, celular, serviços digitais e até acesso à inteligência artificial. Estamos muito felizes com os resultados e com o entusiasmo dos participantes”, destacou o professor.
Entre os concluintes do curso estava o senhor Aurino Pereira, de 74 anos, que contou como a experiência foi significativa em sua vida. “Foi uma experiência muito boa. Depois de tantos anos, tive a oportunidade de aprender. Agradeço à Prefeitura, à equipe do CCI e ao professor, que teve toda a paciência com a gente. Antes, eu nem sabia ligar o computador. Agora, já sei usar e quero aprender cada vez mais”, relatou.
Para Lourdes Melo, que também frequenta as atividades do CCI, o curso a incentivou a buscar mais conhecimento. Ela relatou como esse é apenas o primeiro passo e que em breve será ela que estará ensinando os seus netos a usar as novas tecnologias. “Foi uma maravilha. Entrar em sala sem saber nada e ser acolhida por professores tão jovens e pacientes foi incrível. Aprendemos bastante e queremos aprender mais. Agora, quero transformar esse conhecimento em mais conhecimento. Meus netos me ensinaram, agora sou eu que vou ensinar pra eles”, relatou.