Projeto Conquistar ofertado pela Prefeitura intensifica aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio

Faltam três meses para o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, embora o tempo seja curto, ainda é possível se preparar de forma eficaz por meio do Projeto Conquistar, curso pré-Enem promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com a Faculdade Uninassau. As revisões, resolução de exercícios e simulados estão sendo intensificados para os mais de 200 alunos matriculados. O objetivo é garantir que os estudantes da rede pública estejam preparados para disputar vagas em universidades públicas e privadas.

O projeto Conquistar consiste na preparação de estudantes ou egressos do 3º Ano do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos para o Enem. A iniciativa é da Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Com aulas que acontecem todos os sábados, no período da manhã e da tarde, o projeto é focado nas disciplinas exigidas no Enem: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. Para a professora de Linguagens, Nathalia Badim, o estudo ativo e a estratégia de tempo são técnicas essenciais para o exame. “Nessa reta final, o estudo de questões é o mais indicado, porque o aluno vai conseguir perceber as lacunas e traçar métodos para conseguir fazer uma boa prova”.

Para muitos estudantes, o curso representa uma chance concreta de conquistar o objetivo de entrar na universidade. Esse é o caso de Bibiane Brito, cabeleireira que deseja cursar biomedicina. “Após sete anos sem estudar, eu vi no projeto uma oportunidade para voltar aos estudos e alcançar o sonho de passar na faculdade”, relata a estudante.

A estudante Évelin Gomes, vestibulanda de Direito, elogiou a metodologia e comentou sua expectativa com a prova. “Temos um apoio que faz toda a diferença. Os professores explicam super bem, as aulas são muito proveitosas e ajudam de verdade nos estudos. Estou me sentindo mais preparada a cada semana e tenho esperança de tirar uma boa nota no Enem e conseguir entrar na faculdade”, declarou a aluna.

A redação é uma das etapas mais importantes do Enem. Para a professora da área, Iasmin Britto, desenvolver uma boa redação exige prática constante, atenção à estrutura e clareza na comunicação. “Praticar a redação é minha principal dica. Como não dá para prever o tema do Enem, é importante consumir e escrever sobre assuntos variados como educação, tecnologia e problemáticas sociais. Quando tiver a correção, o ideal é revisar os erros apontados e reescrever o texto, para evitar repetir as mesmas falhas”, informou a professora.

Com o cronômetro acelerado e o Enem se aproximando, os próximos três meses serão decisivos. Segundo o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, a coordenação planeja um aulão geral no início de novembro, aberto a toda cidade e região. “O projeto será encerrado no dia 25 de outubro, e nas duas sextas-feiras que antecedem o Enem realizaremos aulões de revisão com os principais conteúdos trabalhados ao longo do ano”, afirmou o coordenador, acrescentando que ainda restam algumas vagas disponíveis para a turma da tarde.

Os interessados podem procurar a Coordenação Municipal da Juventude na SMDE, localizada no Centro Empresarial Reis & Meira, 2º andar, sala 204, na Rua Góes Calmon, nº 118, Centro. Para se inscrever, os estudantes deverão apresentar RG original e xerox, comprovante de residência original e xerox, atestado de matrícula do ano de 2025. Caso o jovem já tenha concluído o Ensino Médio, deverá apresentar o atestado ou diploma de conclusão original e xerox.

Fonte: [Prefeitura de Vitória da Conquista](https://www.pmvc.ba.gov.br/projeto-conquistar-ofertado-pela-prefeitura-intensifica-aulas-preparatorias-para-o-exame-nacional-do-ensino-medio/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima