A Escola Municipal Prof.ᵃ Marlene Flores foi a primeira a receber o projeto Defesa Civil nas Escolas, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O objetivo da iniciativa, que começou nesta sexta-feira (5), é apresentar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino o que é a Defesa Civil, os tipos de risco, as formas de emergências e, por fim, preparar alunos e professores para saberem agir no momento de incêndios e outras emergências.
A Compdec foi representada por David Ribeiro Vieira, Luciana Vital e Kaíque Brito. Além de apresentar aos alunos o trabalho da Defesa Civil, o trio explicou sobre estiagem, inundações e edificações com risco de desabamento. “Apresentamos o que fazer e a quem procurar em casos de emergência. Vale lembrar que a Compdec atua tanto na zona urbana, quanto na rural”, disse David.
- David
- Daniela
“Vai informar aos nossos alunos, que serão multiplicadores em momentos de crise, para que possam passar adiante também aos familiares, à comunidade, acionar os órgãos competentes e que sirva de controle, proteção, para toda comunidade”, disse a professora Daniela Vidal.
- Dimitre
- Katiane
- Isabel
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que participaram do evento, também consideraram importante a visita e os esclarecimentos prestados. Para Dimitre Dias Silva, o evento serviu para que todos os alunos tenham uma noção e, caso passem por uma situação desta no futuro, saibam agir.
Katiane Silva valorizou o trabalho da Defesa Civil. “Quem passar por situações de casa alagada, deve ligar para a Defesa Civil. Qualquer um pode acessar, acionar”, reforçou. Ela disse que, perto de onde mora, ocorreu uma situação de alagamento e, graças a ação da Compdec, a situação foi amenizada.
Para Isabel Lima Borges, foi interessante saber o quanto a Defesa Civil se importa com as pessoas: “Fazem tudo para o nosso bem. Aprendi muitas coisas que vou levar para a vida”.