Projeto Defesa Civil nas Escolas começou pela Escola Municipal Marlene Flores

Imagem da matéria

A Escola Municipal Prof.ᵃ Marlene Flores foi a primeira a receber o projeto Defesa Civil nas Escolas, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O objetivo da iniciativa, que começou nesta sexta-feira (5), é apresentar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino o que é a Defesa Civil, os tipos de risco, as formas de emergências e, por fim, preparar alunos e professores para saberem agir no momento de incêndios e outras emergências.

A Compdec foi representada por David Ribeiro Vieira, Luciana Vital e Kaíque Brito. Além de apresentar aos alunos o trabalho da Defesa Civil, o trio explicou sobre estiagem, inundações e edificações com risco de desabamento. “Apresentamos o que fazer e a quem procurar em casos de emergência. Vale lembrar que a Compdec atua tanto na zona urbana, quanto na rural”, disse David.

“Vai informar aos nossos alunos, que serão multiplicadores em momentos de crise, para que possam passar adiante também aos familiares, à comunidade, acionar os órgãos competentes e que sirva de controle, proteção, para toda comunidade”, disse a professora Daniela Vidal.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que participaram do evento, também consideraram importante a visita e os esclarecimentos prestados. Para Dimitre Dias Silva, o evento serviu para que todos os alunos tenham uma noção e, caso passem por uma situação desta no futuro, saibam agir.

Katiane Silva valorizou o trabalho da Defesa Civil. “Quem passar por situações de casa alagada, deve ligar para a Defesa Civil. Qualquer um pode acessar, acionar”, reforçou. Ela disse que, perto de onde mora, ocorreu uma situação de alagamento e, graças a ação da Compdec, a situação foi amenizada.

Para Isabel Lima Borges, foi interessante saber o quanto a Defesa Civil se importa com as pessoas: “Fazem tudo para o nosso bem. Aprendi muitas coisas que vou levar para a vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima