Projeto Saúde em Todo Lugar chega ao povoado de São Domingos com oferta de consultas com especialistas

Na manhã desta terça-feira (29), a comunidade de São Domingo I, localizada no distrito de São Sebastião, recebeu o projeto “Saúde em Todo Lugar”, com oferta de consultas odontológicas, pediátrica, psiquiátrica, dermatológica e clínica geral, voltadas à comunidade atendida pela Unidade de Saúde da Família (USF) de São Sebastião.

O atendimento aconteceu na escola do povoado, que, segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, voltará a ser ponto de atendimento mensal na comunidade. “Nós estivemos aqui, anteriormente, e vimos a necessidade da população de retornar com o atendimento na localidade. Para isso, contamos com o apoio das secretarias municipais de Serviço Público e de Educação, e, a partir deste mês, a comunidade volta a ter a visita mensal da equipe de saúde”, explicou Fernanda.

Além das consultas com especialistas, a comunidade contou com o atendimento das equipes de vacinação, do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e de atualização do cartão SUS. “Essa é uma comunidade que tinha muita dificuldade no acesso aos serviços de saúde, por questões de transporte. Por isso, hoje, além das consultas com dois clínicos gerais, nós também trouxemos consultas com especialistas”, comentou a apoiadora da USF de São Sebastião, Carolinny Oliveira.

A dermatologista Ana Carolina Medrado ressalta que o mais importante, nesta ação do Saúde em Todo Lugar, é a oferta de consultas que a comunidade, geralmente, não tem acesso no local. “Sempre que essas ações acontecem, e eu sou convocada, eu venho com a maior alegria porque entendo as dificuldades de acesso desta população que tem que se deslocar até a cidade para buscar esses atendimentos”, salientou Ana Carolina.

Durante a ação, foram realizados mais de 70 atendimentos. O agricultor José Joaquim Silva Filho, de 63 anos, aproveitou a oportunidade para passar pela consulta com o clínico. Ele disse que mora na localidade desde que nasceu e que momentos assim deixam a comunidade feliz e valorizada. “A gente, quando recebe uma ação dessa, fica feliz por saber que não estamos esquecidos. Por isso, vim aproveitar para fazer uma consulta com o clínico para saber como está minha saúde”, declarou José.

A dona de casa Udízia Lemos, de 47 anos, além de passar pela consulta com a dermatologista, também levou sua neta de sete meses para passar pelo pediatra. “Todo meu atendimento de saúde eu faço em Conquista, então, hoje foi uma maravilha para mim e para minha neta”, comemorou Udízia.

Quem também aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde foi a dona de casa Lindinê Lima, de 24 anos, que levou seu filho Artur, de seis anos, para passar pela consulta com o pediatra. “Foi bom demais, porque às vezes, a gente tem que ir de bicicleta a São Sebastião para ser atendido. Então, aqui, facilitou demais”, comentou Lindinê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima