Representantes da Prefeitura de Salvador participam do segundo dia do Index Bahia 2025

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Nilson Marinho / Secom PMS

O segundo dia do Index, maior evento da indústria da Bahia, reuniu nesta quinta-feira (28) especialistas, autoridades governamentais e representantes do setor produtivo para discutir o desenvolvimento econômico do estado. A Prefeitura de Salvador marcou presença com a participação de representantes em painéis estratégicos sobre a industrialização nas cidades.

Na avaliação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), Mila Paes, o Index é uma oportunidade de reafirmar o compromisso da Prefeitura com a qualificação profissional e a geração de oportunidades para os soteropolitanos.

“Receber eventos como o Index é fundamental para que Salvador retome o protagonismo no Nordeste, sobretudo na pauta da indústria, que gera tantos empregos. O Senai é um grande parceiro nesse processo, e estamos celebrando resultados como o programa Treinar para Empregar, que já qualificou mais de 70 mil pessoas. Nossa meta agora é chegar a 100 mil na segunda gestão do prefeito”, afirmou Mila ao citar o programa que oferece qualificação profissional gratuita para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

O painel “Papel da Indústria na Reformulação das Cidades”, que trouxe reflexões sobre como a atividade produtiva pode se integrar ao espaço urbano, foi composto pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. Ela comentou sobre a necessidade de pensar a indústria em diálogo com o planejamento urbano, valorizando também a vocação criativa da capital baiana.

“Temos uma forte tendência às indústrias criativas, às pequenas iniciativas que movimentam setores como música, dança e gastronomia. Precisamos olhar a cidade como um todo e entender como as atividades industriais se inserem no território”, disse Tânia.

Já a diretora de Desenvolvimento Econômico da Semdec, Luciana Buck, que também esteve no mesmo painel, trouxe números que reforçam a relevância do setor industrial para a economia local. Ela lembrou que a construção civil tem sido um pilar da Prefeitura, com o programa Renova Centro, que busca ocupar o Centro Antigo, reforçando o turismo e aumentando a geração de renda desta região da cidade.

“Hoje, 13,5% do nosso PIB vem da indústria e 15% dos empregos também têm origem nela. Cada real gerado pela indústria movimenta outros R$2,60 em serviços. É por isso que estamos investindo fortemente na construção civil, com isenção de tributos e incentivos, porque entendemos que ocupar o Centro Antigo é uma forma de gerar emprego, renda e turismo”, afirmou Luciana.

O presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, comentou sobre a dimensão da construção civil como motor da economia e ressaltou a importância de ampliar o diálogo com o poder público em busca de novas oportunidades para Salvador.

“A construção civil é a indústria das indústrias. É ela que transforma, que constrói as edificações, as vias, o abastecimento. O setor tem uma grandeza que justifica esse debate e é fundamental termos espaços como o Index para discutir com a Prefeitura e as fundações de planejamento urbano. Tenho certeza de que esse encontro trará luz e novas oportunidades para nossa cidade”, destacou Landim.

Homenagem – Durante a programação, a secretária Mila Paes também foi homenageada pelo trabalho à frente da pasta. A iniciativa partiu do Senai, parceiro da Prefeitura em diversos programas de qualificação.

“Eu me sinto muito honrada. Mas faço questão de dizer que essa não é uma homenagem a mim, e sim ao trabalho de todo um time. É um reconhecimento ao esforço coletivo da secretaria, que tem construído trilhas e feito história na cidade. Esse prêmio eu recebo em nome de todos que estão comprometidos em ampliar cada vez mais a geração de emprego, renda e a transformação econômica da nossa cidade”, comentou a secretária.

O gerente de negócios da área governamental do Senai Bahia, Levi da Costa Silva, afirmou que a homenagem reflete o alcance dos projetos municipais que têm transformado vidas em Salvador e servido de referência para todo o estado.

“Os projetos da Prefeitura de Salvador ecoam para toda a Bahia. O Treinar para Empregar é um grande guarda-chuva que abrange iniciativas como o Trilha Náutica, o Mulher Salvador, o Marias na Construção e o Protagoniza Jovem, todos voltados para gerar emprego e renda e qualificar jovens, adultos e idosos”, destacou Levi.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/segundo-dia-do-index-bahia-2025/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima