Equipe da SMDR no Intercitros, na Chapada Diamantina
A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) participou do Intercitros, evento realizado na Fazenda Destaque, situada na Chapada Diamantina, para uma troca de experiências sobre a produção e comercialização da citricultura na região Sudoeste. O Intercitros, que aconteceu no período de 22 a 24 de julho, contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o coordenador municipal de Agricultura Familiar, Eduardo Castro, foi um momento muito proveitoso e uma oportunidade de mostrar o modelo de trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista e de absorver vivências da citricultura desenvolvida na Chapada Diamantina. “A Prefeitura, por meio da SMDR, tem um projeto pioneiro e único na Bahia, que é o ‘Citrus do Futuro’, e nós fomos até o Intercitros para dialogar e realizar uma troca de experiência”, disse.
Durante a programação, foram realizadas visitas técnicas a experimentos locais, palestras, mesas-redondas e debates sobre a citricultura na Bahia.
Na Chapada Diamantina, o foco é voltado mais para a produção de limões, limão-taiti e as tangerinas. As equipes têm tentado produzir frutos premium de mesa, que são as frutas de alta qualidade, selecionadas por sua aparência, sabor, textura e valor nutricional.
A equipe da SMDR também participou da 3ª edição da Exposição do Café da Agricultura Familiar (ExpoVila), no Distrito de Vila do Café, em Encruzilhada. O objetivo foi apresentar os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, como a citricultura e umbu gigante, para atender as regiões mais secas onde a cultura de café não adéqua.
Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista