

O Zé Gotinha também participou da capacitação
Em mais uma iniciativa para reforçar a qualidade e a segurança da imunização em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, está realizando desde a última quarta-feira (6), uma capacitação intensiva para enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre sala de vacina. A capacitação, que está acontecendo no auditório da Fainor, termina nesta sexta-feira (8).
O treinamento teórico e prático foi voltado para os novos servidores da pasta e para aqueles que assumirão as salas de vacina. O objetivo é preparar os profissionais para atuar com aplicação de imunizantes do calendário nacional de vacinação.
“Na parte teórica, abordamos os fundamentos da imunização. Já a prática será realizada no laboratório da Fainor e complementada com a chamada ‘prática supervisionada’, em que a equipe da Coordenação de Imunização acompanhará os profissionais em suas respectivas unidades de saúde durante a aplicação das vacinas”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Catarina Fontes.
-
Catarina Fontes
-
Diane Costa
-
Sonete Brasileiro
A enfermeira Diane Costa Moreira, que atende na Unidade de Saúde da Família (USF) Miro Cairo, destacou a relevância do curso. “É muito importante para nós que estamos retornando à Atenção Básica depois de um tempo. É um momento de atualização e de rever alguns pontos, porque a gente sabe que as informações sobre vacinas se renovam o tempo todo. É fundamental que o profissional esteja sempre atualizado. Este momento está sendo muito rico de imersão, conhecimento e troca”, declarou Diane.
A técnica de enfermagem Sonete Brasileiro, que acaba de ingressar no Município e atuará na USF Nova Cidade, compartilhou sua visão sobre o treinamento. “Para mim, está sendo um momento privilegiado, pois é algo que eu não fazia há muito tempo. A expectativa é ótima e espero levar todo esse aprendizado para a unidade”, disse.
A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em qualificar seus profissionais e fortalecer as ações de saúde preventiva, garantindo que o calendário de vacinação seja executado de forma segura e eficaz em todas as 46 unidades do município.