Salvador sedia 3ª edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público

Profissionais de todo o país vão se reunir no MPBA para discutir gestão estratégica, uso de IA e redes sociais para ampliar eficiência da comunicação pública

O Ministério Público da Bahia vai receber comunicadores de todo o Brasil entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador, para a terceira edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público – Conacomp. Com o tema “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e Sociedade”, o congresso contará com bate-papos, palestras e oficinas técnicas para os profissionais dos MPs. Nesta edição, através de debates e trocas de experiências, o evento busca fortalecer o planejamento, a análise de resultados e a criatividade como partes essenciais em uma comunicação mais estratégica e assertiva, chegando ao público com clareza, eficiência e atratividade. E, com isto, estreitar a relação da instituição com a sociedade, fortalecendo o papel institucional de promoção de direitos e cidadania.

Para isto, os convidados vão trazer, em diferentes formatos, conteúdos sobre gestão, imagem institucional, uso de Inteligência Artificial, tendências e desafios para comunicar pelas redes sociais. Os assuntos foram escolhidos a partir de pesquisa qualitativa realizada após a edição de 2024 do encontro, realizado em Belo Horizonte. Cerca de 100 profissionais de comunicação de todo o MP brasileiro participarão do evento. Em 2025, o Conacomp é realizado pelo Ministério Público da Bahia, Fórum Nacional de Gestão e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), via Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom), com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por meio do Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia. O chefe do MP baiano será representado na abertura do Congresso pela procuradora-geral de Justiça Adjunta Norma Cavalcanti.

Programação

O diálogo de abertura, no dia 27, a partir das 16h, contará com Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação – maior agência de comunicação da América Latina -, com atuação em planejamento estratégico e gestão de crises na esfera pública; e Jorge Duarte, vice-presidente da ABCPública, com trajetória em cargos de liderança focados em comunicação pública e institucional. As oficinas contarão com o pesquisador em democracia digital e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Lucas Reis; e a jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras.

O papo sobre Rede Sociais será conduzido por Gabriela Comazzetto, que liderou a operação do Tik Tok for Business na América Latina, e o publicitário e diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, PV Bispo. Eles vão abordar estratégias digitais para a comunicação pública no ambiente das redes sociais, como Insta e Tik Tok. O encerramento do evento, com o tema “Comunicação que rompe barreiras”, trará o jornalista, cronista e documentarista Marcelo Canellas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima