
“Foi uma das maiores festas juninas já realizadas”, avaliou o vereador Jurandy Carvalho (PSDB), um dos que se pronunciaram, na sessão desta quinta-feira (26) da Câmara, sobre os festejos de São João promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana. Segundo ele, a programação nos distritos movimentou a economia local, atraiu grande público e gerou elogios de parte da comunidade.
Entre as atrações juninas que se apresentaram nos distritos feirenses, Jurandy destaca o show do cantor e vereador Galeguinho SPA. Segundo o parlamentar, a apresentação foi bastante elogiada pela comunidade, o que, para ele, ressalta a importância de dar visibilidade aos “artistas da terra”. Ainda disse que, além de promover lazer, as festas ajudam a gerar renda para comerciantes e moradores da zona rural.
O vereador Gean Caverna (Podemos) também fez elogios e pontuou que o São João é o período de maior geração de renda na Bahia, especialmente para comerciantes da zona rural. Ele agradeceu à Prefeitura, às secretarias envolvidas e aos agentes de trânsito pela organização da festa no distrito de Maria Quitéria que, segundo ele, contou com bandas de destaque e grande participação popular. Mas ele também relatou dificuldades. Disse que chegou a adquirir materiais como nylon para ajudar na ornamentação de Maria Quitéria, mas que não conseguiu concluir a instalação por falta de cabeamento.
Por sua vez, Galeguinho (UB) agradeceu ao prefeito José Ronaldo e ao secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, pelo apoio na realização dos festejos. Ele destacou que, na edição deste ano, percebeu um resgate das tradições e da força da cultura local nas festividades juninas.
Problemas com a ornamentação
Por outro lado, alguns vereadores apontaram falhas na organização. Para Zé Curuca (UB), a ausência de bandeirolas em Maria Quitéria foi um “vexame” e, para não ocorrer o mesmo problema em Humildes, ele afirma que mobilizou uma equipe para fazer a decoração.
Insatisfeito, o parlamentar afirmou que os pedidos dos vereadores não estão sendo atendidos por secretários municipais como deveriam, e é preciso que estes “tenham mais atenção e respeito aos vereadores e às demandas apresentadas”.
O vereador Lulinha da Gente (UB) parabenizou a gestão pela realização do São João em Maria Quitéria e também destacou sua participação no distrito de Jaíba, onde, segundo ele, ofereceu apoio com som, banheiro químico, toldos e bandas. No entanto, fez críticas ao evento realizado em Tiquaruçu, que, segundo ele, não teve o mesmo sucesso. A falta de toldos para os comerciantes e falhas na escolha da data, foram dois dos motivos mencionados pelo vereador para a festa do distrito ter sido “uma das piores”.
Silvio Dias (PT) também avaliou que, apesar do grande público no São João de Maria Quitéria, faltou organização. Segundo ele, não houve ornamentação, iluminação adequada e nem cuidado com os detalhes. Para o parlamentar, “Feira de Santana merece uma festa junina compatível com o tamanho da cidade e com a importância cultural do evento para os nordestinos”. Ele comparou com festejos realizados em cidades vizinhas, onde, segundo ele, a organização e o cuidado com a estética foram bem maiores.
Programação do São Pedro começa nesta sexta (27)
Além da repercussão do São João, os vereadores também falaram sobre a programação do São Pedro, que será realizada a partir desta sexta (27) nos distritos de Bonfim de Feira, Jaíba e Humildes. O vereador Luiz da Feira (PP) destacou que o São Pedro é um momento de confraternização, com comidas típicas como milho, pamonha e mungunzá, além de muita música e tradição.
O vereador Josivaldo Santana (UB) convidou a imprensa e a população para participar dos festejos do São Pedro em Jaíba. Segundo ele, a comunidade já está mobilizada e o governo municipal está levando uma grande estrutura com atrações para celebrar o evento. Entre as atrações previstas estão as bandas Menina Faceira, Trio Nordestino e Gatinha Manhosa.
Foto: Washington Nery