
Na manhã desta terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana participou do quinto Encontro da Trilha Formativa para acompanhamento escolar promovido pela Associação Bem Comum, que teve como objetivo instrumentalizar a equipe para melhor interpretação dos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV).
O encontro, realizado de forma virtual, reuniu a equipe local do programa Novos Caminhos da Educação, composta pela articuladora municipal e formadoras, além da articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Durante a atividade, foram discutidas estratégias para a reta final do ano letivo, com foco na aprendizagem dos estudantes e no aprimoramento das práticas pedagógicas.
A articuladora do programa em Feira de Santana, Keila Braga, destacou a importância da análise detalhada dos resultados obtidos nas avaliações aplicadas.
“Nosso objetivo é instrumentalizar a equipe do programa para melhor interpretação dos dados da avaliação formativa do SAEV. A partir disso, conseguimos qualificar as orientações destinadas às escolas e professores, para que eles também analisem os resultados por turma e por aluno. Ainda há tempo de garantir as habilidades básicas e possibilitar avanços significativos no nível de aprendizagem”, afirmou.
O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, reforçou a relevância da iniciativa e considera que as orientações discutidas no encontro sirvam de suporte para o trabalho nas escolas.
“O programa Novos Caminhos da Educação tem sido fundamental para fortalecer o acompanhamento escolar e garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade. Este encontro é mais uma oportunidade de alinharmos esforços e estratégias em prol da aprendizagem dos alunos de Feira de Santana”, afirma.