
A Secretaria Municipal de Saúde/ Sesau de Juazeiro alerta a população sobre a superlotação nas unidades de emergência e urgência do município, especialmente neste período de sazonalidade das síndromes gripais. A Sala Vermelha da Unidade de Pronto Atendimento/ UPA e os leitos de internação da Unidade Pediátrica/ UPED já operam acima da capacidade, exigindo atenção redobrada da população.
Diante do aumento expressivo na procura por atendimentos, a Sesau reforça a importância de medidas preventivas, como evitar aglomerações, utilizar máscara em ambientes fechados ou com circulação intensa de pessoas e higienizar as mãos com frequência. Esses cuidados são fundamentais para conter a disseminação de vírus respiratórios, como o da Influenza.
A imunização segue sendo a principal forma de proteção contra a gripe. No entanto, a procura pela vacina ainda é considerada baixa. Até o momento, cerca de 28 mil pessoas foram vacinadas no município, o que representa apenas 27% da cobertura vacinal prevista. O Ministério da Saúde recomenda que 90% do público prioritário esteja vacinado, ou seja, mais da metade das pessoas que integram esse grupo ainda não buscaram a vacinação.
Para ampliar o número de vacinados e facilitar o acesso da população à imunização, o município tem adotado diversas estratégias, como o Corujão da Vacinação, a Vacinação Itinerante em diferentes pontos da cidade, o drive-thru da vacinação nos finais de semana, além da oferta diária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural.
UBSs da zona urbana: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30;
UBSs da zona rural: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30;
Farmácia Central: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.