Secretaria de Saúde destaca importância da vacinação antirrábica para cães e gatos. Campanha começa no dia 28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Zoonoses, dará início na próxima semana, à Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos de Vitória da Conquista. O Dia D na zona urbana está agendado para 2 de agosto, enquanto na zona rural a campanha começa no dia 28 e se estenderá até 18 de setembro.

A campanha é voltada para cães e gatos a partir de três meses de idade. A orientação da SMS é para que todos os animais, independente de serem domiciliados ou não, sejam vacinados. Para isto, de maneira estratégica, a SMS disponibilizará equipes volantes que atuarão de forma simultânea, percorrendo todos os distritos e povoados do município.

Na zona urbana, o Dia D da vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde do município, exceto no posto Régis Pacheco, que será a unidade de referência para casos de acidentes. Além disso, haverá locais extras de vacinação nos Espaço Cultural Glauber Rocha e no Estádio Municipal Lomanto Júnior.

Segundo o coordenador de Zoonoses da SMS, Luís Cláudio Moura, a campanha é uma das mais importantes ações de saúde do país, sendo imprescindível a participação e colaboração de todos. “A raiva é uma doença considerada 100% letal. A vacinação tem como objetivo imunizar cães e gatos, mantendo esses animais livres da doença e, consequentemente, protegendo também os seres humanos que convivem com eles diariamente. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção”, explicou.

No Dia D, as equipes de Saúde trabalharão também na imunização dos animais de rua. Luís explica que o caminho até a imunização em massa não é fácil, embora o objetivo da campanha seja claro. “O maior desafio é conscientizar a população sobre a gravidade da raiva e a importância da vacinação. É fundamental que os tutores levem seus animais até os postos de vacinação para garantir a proteção de todos”, destacou o coordenador.

A Coordenação de Zoonoses da SMS mantém parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e disponibiliza vacinas para uso rotineiro no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), ao longo do ano.

Confira a escala de atendimento da vacinação antirrábica para a zona rural clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima