
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e os coordenadores Eduardo Castro e Gustavo Barros se reuniram na tarde desta sexta-feira (25), na SMDR, com dois representantes da Associação de Moradores do Assentamento Dandara, localizado à direita da BA-262, na região do Baixão, distrito de Pradoso. O objetivo do encontro foi atender a uma solicitação antiga dos moradores referente à documentação para dar início à ligação da rede de energia elétrica na localidade.
“Desde outubro de 2016, os moradores solicitam uma declaração de ocupação e o levantamento planialtimétrico do assentamento para que eles possam solicitar a ligação da rede de energia elétrica. Nós, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, realizamos o estudo do local e, com apoio do nosso coordenador Augusto Filho, fizemos a planta de situação do assentamento e hoje, com muita alegria, nós entregamos essa declaração de conformidade de ocupação pacífica do assentamento”, disse o secretário Breno.
Para o presidente da associação de moradores, Juscelino Silva, ter energia elétrica e rede de água no local era um sonho antigo que se tornou realidade. “Hoje nós conseguimos com o secretário Breno e sua equipe a declaração para que a Coelba possa iniciar as obras de instalação da energia elétrica no assentamento. Já estamos com papéis em mão e, a partir de agora, iremos até a Coelba para dar o início a essa obra tão importante para nós”, disse Juscelino. Para Oswaldo Felipe, membro da associação, essa é uma vitória para todos os moradores do assentamento. “Energia elétrica é o sonho de todos nós moradores, e finalmente vamos conseguir”.
Após a reunião, a associação do Assentamento Dandara poderá, já de imediato, encaminhar a documentação para a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na Bahia, Coelba Neoenergia, para que possa ser feita a ligação da rede elétrica no local. “Hoje nós fizemos esse trabalho de facilitação e queremos deixar a nossa secretaria à disposição dos moradores da Zona Rural de Vitória da Conquista para realizar em outros locais esse serviço e levar dignidade ao homem e à mulher do campo”, destacou o secretário.
O levantamento planialtimétrico é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação), e visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno.