
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta terça-feira (19), uma reunião com representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed), Desenvolvimento Social (Semdes) e Meio Ambiente (Semma). O encontro teve como objetivo alinhar os trabalhos para o início da edição 2025-2028 do Selo Unicef.
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que conseguem avançar na melhoria das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. Nesta edição, serão avaliados seis indicadores nas áreas de saúde, educação, proteção social, combate às violências, acesso a água, saneamento e higiene e igualdade étnico-racial.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o Selo Unicef é um marco para a gestão pública. “Mais do que buscar uma certificação, o Selo representa um compromisso concreto do município com a infância e a adolescência. Nosso desafio é trabalhar de forma integrada, envolvendo todas as secretarias e fortalecendo a participação social, para que cada ação desenvolvida reflita em avanços reais na vida das crianças e adolescentes da nossa cidade”, destacou.
De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Maron, o foco é garantir ainda mais integração entre as áreas envolvidas. “Estamos reunidos hoje para um alinhamento estratégico com foco na colaboração intersetorial para as ações do Selo Unicef. Essa abordagem integrará as áreas da saúde, educação, assistência social e meio ambiente, pois acreditamos que políticas públicas eficazes dependem da integração entre os setores. Nosso objetivo é fortalecer as políticas voltadas para crianças e adolescentes”, afirmou.
O secretário de Educação, Edgard Larry, também ressaltou a importância da continuidade do trabalho. “Desta vez, o número de metas foi ampliado e as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente estão envolvidas. Questões mais complexas serão consideradas no registro das ações e é fundamental que haja uma boa articulação intersetorial para a execução das ações e políticas relacionadas aos requisitos estabelecidos pelo Selo Unicef. Nosso objetivo principal é manter e aprimorar as ações municipais, visando a obtenção desta importante certificação para o município”, destacou.
Nesta edição do Selo, as pautas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente terão um papel fundamental, por esse motivo a reunião também contou com a participação da secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos. “Vitória da Conquista avançou nessa pauta que trata das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes e vai continuar avançando, porque além de muito importante, é uma pauta que vem sendo priorizada pelo Governo Municipal”, disse a secretária.
Também durante a reunião, o articulador do Selo Unicef do município na edição atual, Jerry Lavelle, apresentou a proposta da premiação, detalhou os indicadores e reforçou o papel de cada secretaria na execução das atividades, reforçando o compromisso do município na efetivação das ações que garantam os direitos humanos de crianças e adolescente.