
A efetiva implementação do Selo Social Municipal da Empresa Amiga da Mulher foi cobrada na sessão de hoje (27) da Câmara, pelo vereador Professor Ivamberg (PT). Ele lembra deste compromisso em razão do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, momento, segundo ele, para dar ainda mais visibilidade às políticas públicas de proteção em Feira de Santana.
Ivamberg informou que já houve reunião com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Neinha Bastos, para viabilizar a execução do programa junto ao prefeito José Ronaldo (UB). A iniciativa, criada por meio de projeto de lei de sua autoria, prevê a entrega anual de um selo de reconhecimento a empresas que desenvolvam ações em defesa dos direitos das mulheres.
Entre os critérios estão a contratação feminina para promoção da igualdade de gênero; realização de campanhas educativas, principalmente sobre a Lei Maria da Penha; elaboração de projetos de valorização da mulher no ambiente de trabalho e políticas de prevenção à violência.
NÚMEROS
O vereador destacou a relevância da medida ao mencionar dados levantados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), publicados em março deste ano. O levantamento mostra que, entre 2017 e 2024, a Bahia registrou 790 feminicídios, o que significa que, em média, uma mulher foi assassinada a cada três dias.
Os números revelam que 72,1% dos casos ocorreram dentro do domicílio da vítima e 84,4% eram parceiros íntimos da vítima, como companheiros ou ex-companheiros e namorados. Além disso, o perfil das vítimas mostra que a maioria era composta por mulheres adultas, entre 30 e 49 anos, negras (pretas e pardas) e não solteiras.
Fonte: Câmara de Feira de Santana