Sema recebe mudas do Kit SAF para fortalecer recuperação ambiental na bacia do Rio Jiquiriçá

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) recebeu na tarde desta quinta-feira (4) um carregamento com 2,4 mil mudas que fazem parte do Projeto do Kit SAF, ação voltada à aquisição e distribuição de materiais, insumos, ferramentas e mudas, além de capacitações de pequenos proprietários rurais da bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá. O Kit SAF tem como objetivo fomentar a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em pequenas propriedades, estimulando a recuperação de passivos ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL).

O convênio responsável pela iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA) e a Sema, no valor total de R$ 306 mil reais e tem como objetivo promover a restauração de serviços ecossistêmicos, preservação da biodiversidade e traz benefícios socioeconômicos importantes para agricultores familiares e comunidades tradicionais, como geração de renda e diversificação produtiva.

“A chegada dessas mudas representa um passo muito importante para fortalecer o trabalho de recuperação na bacia do Rio Jiquiriçá. O Kit SAF não apenas apoia a restauração de áreas degradadas, mas também valoriza o papel dos agricultores familiares, que são fundamentais nesse processo. Ao adotar sistemas agroflorestais, conseguimos aliar a preservação da biodiversidade à geração de renda, criando um ciclo sustentável que beneficia tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais”, destacou Liana Duarte, Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema, lotada na Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (Sida).

As mudas serão destinadas a um grupo de 30 famílias de pequenos agricultores que participam do projeto. A entrega das mudas faz parte da 3ª etapa do convênio, que inclui a capacitação sobre Beneficiamento de Produtos da Sociobiodiversidade, atividade que será ministrada por professores do Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

A iniciativa atua na bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá, região que engloba diversos municípios do centro-leste baiano e cuja recuperação de áreas degradadas é estratégica para a conservação dos recursos hídricos e para a qualidade de vida das comunidades locais.

O projeto do Kit SAF busca conciliar restauração ambiental e desenvolvimento rural ao incentivar SAFs em pequenas propriedades, o projeto contribui para restaurar a vegetação nativa, reduzir processos erosivos, melhorar a infiltração de água no solo e ampliar fontes de renda para as famílias envolvidas, fatores essenciais para fortalecer a resiliência ambiental e econômica da bacia do Jiquiriçá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima